Série de ações em turma de Rebouças marca o Dia do Autismo
Videoaula do Vamos Ler, debate e conversa acerca da temática, atividade interativa e folhetos informativos foram destaques no quinto ano da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria
Publicado: 05/04/2025, 08:00

O quinto ano da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, da professora Rozeli Cardoso Krol, em Rebouças, desenvolveu uma atividade sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. A docente destaca os principais tópicos da proposta, que contou com videoaula do Vamos Ler – Geração Digital acerca da temática.
“Os alunos do quinto ano realizaram atividades em que puderam compreender o autismo de uma maneira amigável e inclusiva, explorar os conceitos e características através de leituras, videoaulas, conversas e trabalho com o gênero textual folheto, para assim, promover a conscientização e compreensão sobre o tema”, aponta a educadora.
Rozeli cita que, para iniciar, os educandos foram divididos em duplas e fizeram alguns questionamentos aos colegas para saberem qual o conhecimento prévio dos educandos acerca do assunto. Depois do diagnóstico, a professora cita que os alunos assistiram à videoaula do Vamos Ler e Portal aRede sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
“(Os alunos assitiram à videoaula) para entender as características e diferenças desses importantes conceitos através da explicação da psicóloga e especialista Juleine Anton. Assistiram, também, a videoaula que traz detalhes sobre o Transtorno do Espectro Autista, destacando os mitos e verdades acerca deste tem”, elenca a docente.
GALERIA DE FOTOS
A educadora pontua que foi distribuído um folheto sobre o autismo e um pedido que os estudantes fizessem a leitura das informações junto com a professora para, desta forma, esclarecer as dúvidas observadas no diagnóstico, enfatizando o que é o autismo, os sinais e sintomas, bem como podem ajudar e compreender os colegas autistas.
“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é cercado por dúvidas e estereótipos, e muitas crianças não sabem como se relacionar com colegas autistas de forma respeitosa e empática, por isso realizamos uma atividade chamada de: Circuito da Inclusão – Autismo. Para a realização da atividade o aluno deveria jogar o dado, pegar uma carta correspondente ao número sorteado e ler em voz alta”, elenca Rozeli.
Com ajuda da professora foram realizadas discussões breves sobre o tema da carta que abordava categorias como talentos das pessoas autistas, mitos e verdades, sensações e emoções para refletir sobre como uma pessoa autista pode ser o mundo de forma diferente, desafios da inclusão, com a proposição de solução da turma para tornar a escola mais inclusiva, além de uma ação do dia para ser cumprida.
“Para finalizar, os alunos produziram os seus próprios folhetos informativos com pesquisa sobre o assunto, colagens e montagem do folheto. Durante a realização das atividades houve grande participação e engajamento dos alunos, estes demostraram-se bastante receptivos, empáticos e interessados em saber mais sobre o assunto”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.