Concurso de soletração em Rebouças diverte e traz avanços linguísticos
Com etapas classificatórias, regras estabelecidas e envolvimento do quarto ano da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria, alunos puderam unir diversão com produtivo aprendizado
Publicado: 22/05/2024, 14:40
O quarto ano da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, em Rebouças, da professora Rozeli Cardoso Krol, desenvolveu uma dinâmica de soletração. A docente explica que se buscou promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, procurando engajar os alunos de maneira lúdica e interativa no aprimoramento de suas habilidades linguísticas.
“Realizamos em nossa sala de aula um concurso de soletração com o objetivo de aumentar a fluência na leitura e a precisão na escrita, assim como também, enriquecer o vocabulário e gramática dos alunos. Sabe-se que a capacidade de ler e escrever fluentemente é essencial para a participação ativa na sociedade, pois permite o acesso a informações variadas, a compreensão de diferentes contextos culturais e sociais, e a expressão de ideias e opiniões”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Assim, explica Rozeli, os alunos precisam realizar a atividade ouvindo atentamente a palavra a ser soletrada; repetir a palavra completa; soletrar a palavra, indicando as letras e acentos de que era composta; após iniciar a soletração, as letras indicadas não poderiam ser corrigidas; no final, repetir a palavra completa.
“Para iniciar, os alunos foram divididos em cinco grupos e de cada grupo foi classificado para a fase final o aluno vencedor desta rodada. As palavras foram sorteadas na hora e cada candidato teve um minuto para iniciar a soletração. Antes disso, poderiam solicitar ao professor que repetisse a palavra e, além disso, poderiam requisitar o uso da palavra em uma frase e o significado do vocábulo em questão. No final tivemos o aluno vencedor das duas fases”, complementa a professora.
Para fechar, a docente avalia que a atividade proporcionou não apenas uma oportunidade para os alunos demonstrarem suas habilidades linguísticas, mas também promover o desenvolvimento da concentração, memória e capacidade de comunicação. “Ao longo do processo os participantes foram desafiados a ouvir atentamente, pensar rapidamente e expressar-se de forma clara e assertiva”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.