Alunos de Guamiranga protagonizam valoroso teatro
‘Dona Baratinha’, apresentada com excelência pelo 4º ano A da Escola de Boa Vista, iniciou como estudo de gênero textual e terminou com apresentação à comunidade escolar
Publicado: 06/06/2023, 09:00
O 4º ano A da Escola Municipal de Boa Vista, em Guamiranga, após trabalho sobre o conteúdo programático ‘texto teatral’, do livro didático ‘Ápis Mais’, na disciplina de Língua Portuguesa, pôde desenvolver uma peça de teatro, denominada ‘Dona Baratinha’. A professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro destaca os principais aspectos do trabalho.
“Desenvolvimento a leitura coletiva, diálogos, conversamos sobre os personagens, a organização de falas, momentos de encenação, coesão e a compreensão do todo deste conteúdo, com o texto teatral ‘Eu chovo, tu choves, eles chovem’. Desta forma, decidimos encenar a história da ‘Dona Baratinha’ em sala de aula’, aponta a docente.
A educadora cita que, após a turma entender a parte teórica, passaram para a prática, construindo momentos bem divertidos e de grande valor aos alunos. Entre as personagens da apresentação estiveram a Dona Baratinha, o Boi, o Cavalo, o Gato, o Rato, o Cozinheiro, as Narradoras, os Convidados, todos caracterizados com máscaras.
GALERIA DE FOTOS
“Num primeiro momento houve o diálogo para a preparação de materiais necessários, os ensaios, que foram fundamentais para o resultado final. Em seguida, realizamos a apresentação interna, ou seja, só para os alunos da turma. Cada aluno representou seu personagem com excelência, seguindo corretamente o roteiro. A caracterização dos personagens foi recomendada pelos alunos. Dessa forma, preparamos um pequeno cenário para que a apresentação da ‘Dona Baratinha’ ficasse interessante”, elenca Rosimery.
A professora complementa apontando que o entusiasmo dos alunos, que várias vezes demonstraram interesse em apresentar para toda a comunidade escolar, fez com que eles realizassem mais um espetáculo. A equipe pedagógica, comunicada acerca dessa decisão, incentivou os educandos para o trabalho em público, “e, mais uma vez, os alunos deram um lindo show em sua apresentação”, conforme diz a educadora.
“Após concluídas as apresentações, no dia seguinte, em roda de conversa sobre como os alunos se sentiram como atores e atrizes, e como tudo estava ainda muito recente na memória deles, orientei os alunos para construírem a história que haviam apresentado em forma de desenho. Foi bem gratificante desenvolver essa atividade com os alunos, isso porque a demonstração de interesse deles, com um misto de emoções, valorizou o processo de aprendizagem desse conteúdo”, conclui a docente.