Alunos de Castro imergem em obra de consagrada autora
Quarto ano A da Escola Professora Mariana Garcez Duarte explorou, dentro da Feira Literária do Município, título de Ruth Rocha; professora elenca benefícios da literatura às crianças
Publicado: 15/03/2023, 21:30
A autora Ruth Rocha abrilhantou um amplo trabalho desenvolvido pelo 4º ano A da Escola Municipal Professora Mariana Garcez Duarte. A professora Beatriz Fernandes Correa relata que a instituição tem como premissa desenvolver projetos pedagógicos que estimulem a leitura como prática pedagógica – e, dessa forma, com a Feira Literária já programada, a turma já iniciou suas atividades pedagógicas.
“A autora escolhida para esta iniciativa foi Ruth Rocha, uma das maiores escritoras brasileiras e uma sumidade na área de literatura infantil no país e no cenário internacional. Na primeira aula do projeto da Feira Literária, os alunos fizeram apreciação da biografia da autora, onde descobriram que Ruth Rocha completou 93 anos em 2 de março, além de aprenderem sobre seu extenso currículo e ficarem maravilhados com todos os prêmios recebidos pela excelência de suas obras”, elenca a docente.
GALERIA DE FOTOS
Na aula posterior, relata a educadora, leu-se a obra ‘Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias’, clássico da literatura infantojuvenil e que foi premiada nacionalmente. Assim, utilizou-se recursos educacionais digitais, onde os alunos acessaram o título por meio de um QR Code, a qual a Beatriz avalia como “ferramenta fundamental para ampliar o letramento digital dos alunos desde os anos inicias do ensino fundamental, conforme a BNCC 2017”.
Para complementar, a professora cita que a leitura da obra estimulou os alunos a refletirem sobre a importância da leitura na formação do indivíduo, bem como o papel da literatura na sociedade. “Essa atividade contribuiu para a formação de uma consciência crítica e para o desenvolvimento do pensamento reflexivo”, pontua a educadora.
“Cumpre destacar que a literatura é um direito humano, garantindo-se o acesso tanto à produção literária nacional, quanto internacional, bem como o direito ao deleite, ao prazer da leitura, o qual deve ser propiciado desde a infância”, conclui Beatriz.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Mariana Garcez Duarte clicando aqui.