Dinâmica em Ipiranga aborda a educação financeira
Dinheiro, barracas de feira, compradores e vendedores, banco e conciliação com a temática ambiental foram alguns dos recursos aplicados no 4º ano da Escola Rural Indalécio Lemes Galvão
Publicado: 31/10/2022, 18:45
O ‘faz de conta’ tomou ‘conta’ de uma atividade sobre educação financeira no 4º ano da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão. Segundo a professora Amanda Dallazoana Langue, cada mais as crianças tornam-se curiosas e ativas com assuntos que por muito tempo foram consideradas ‘de adulto’ e, assim, puderam utilizar a imaginação para desenvolver habilidades como manusear dinheiro, realizar operações mentais, entender o custo de vida e valores de alimentos e objetos essenciais.
“A sala foi transformada em uma feira e a imaginação rolou solta: as carteiras dispostas como se fossem barracas de feira, os alunos separados entre compradores e vendedores, e com seus ‘dinheirinhos de papel’ nas mãos saíram às compras dos produtos representados por embalagens vazias, trazidas pelos próprios alunos. Cada aluno recebeu uma quantidade igual de dinheiro sacado no ‘banco’ da nossa feira e saiu às compras analisando o que gostaria e conseguiria comprar com o valor. Os vendedores ficaram responsáveis por cobrar, voltar o troco e entregar a mercadoria”, explica a docente.
GALERIA DE FOTOS
A educadora cita que, depois de um tempo, houve a inversão dos papéis: vendedores puderam atuar como clientes. Tudo embasado com trabalho e estudo anteriores acerca da história do sistema monetário, moedas antigas, com a turma manuseando até mesmo alguns cruzeiros.
“Para finalizar, as embalagens foram separadas e enviadas à reciclagem, trabalhando também a questão ambiental e feita também uma reflexão sobre o que aprenderam. Todos adoraram, alguns relataram que foi muito bom aprender, pois não tinham noção de como funcionava o sistema monetário além das situações-problemas que são resolvidas nas atividades. Eles puderam aproveitar bastante essa atividade prática e aprender de verdade a manipular o dinheiro”, conclui Amanda.
Acesse o blog escolar da Escola Rural Indalécio Lemes Galvão clicando aqui.