Alunos de Irati aprendem mais sobre a educação financeira | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de Irati aprendem mais sobre a educação financeira

Recursos, como a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital acerca da temática, foram aplicados no 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki

Imagem ilustrativa da imagem Alunos de Irati aprendem mais sobre a educação financeira
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Recursos, como a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital acerca da temática, foram aplicados no 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki

Os alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, em Irati, sob coordenação da professora Josnéia Aparecida Marcondes, desenvolveram atividades voltadas sob a educação financeira, utilizando a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o tema como recurso auxiliar. Primeiramente, a docente contextualiza o que a Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) traz sobre o tema.

“Em outras palavras, a educação financeira nada mais é que a habilidade de entender como o dinheiro funciona em nossa sociedade. Entretanto, a educação financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais que isso: é buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e, ao mesmo tempo, obter uma garantia para eventuais imprevistos”, destaca a educadora.

Outro ponto colocado por Josnéia é em relação ao assunto tornar-se cada vez mais corriqueiro no meio acadêmico, o que impacta diretamente, com fins pedagógicos, nas escolas e em casa, principalmente na fase de desenvolvimento da criança. Para complementar, a professora cita que é preciso que os alunos sejam capacitados acerca das finanças, sabendo de onde vem o dinheiro, como é gerado e sua importância social e econômica.

“Dessa forma, a escola desenvolveu juntamente com os projetos Vamos Ler – Geração Digital e Aprender Valor, questões relevantes sobre a educação financeira com a turma do 5º ano. Pois, entende-se que toda pessoa, quer seja adulta ou criança, em sua vida quer seja pessoal ou no âmbito escolar, necessita fazer escolhas, resolver problemas, planejar, etc. Para que os mesmos cresçam e se tornem adultos conscientes, tendo uma relação equilibrada com seu dinheiro”, pontua a docente.

Por fim, a educadora cita que em sala de aula foram explanados conceitos referentes à educação financeira, com vídeos sobre o assunto, além de ser discutida a relação de cada um com o dinheiro, se os alunos faziam poupanças para o futuro em busca de realizar seus sonhos e desejos. “E, como atividade, foi solicitado para cada aluno a confecção de um cofrinho, com material reciclável, com o objetivo dos alunos estarem utilizando-o para guardar seu dinheiro”, conclui Josnéia.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE