Haicais e videoaula exploram araucárias em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Haicais e videoaula exploram araucárias em Irati

Poemas japoneses e material do Vamos Ler – Geração Digital contribuíram em estudo junto ao 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki

VÍDEO
Poemas japoneses e material do Vamos Ler – Geração Digital contribuíram em estudo junto ao 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki | Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Poemas japoneses e material do Vamos Ler – Geração Digital contribuíram em estudo junto ao 5º ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki

Através da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital ‘Araucária: saiba a importância de preservar esta árvore que é símbolo do Paraná’, o 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, em Irati, desenvolveu atividades pensadas nas ações e atitudes ecologicamente corretas que contribuem para a preservação do nosso ecossistema, conforme relata a professora Josnéia Aparecida Marcondes.

“Foi proposto aos alunos a leitura e explanação do tema ‘Araucária’, do projeto Vamos Ler – Geração Digital. Foi contada pela professora a lenda da Gralha Azul e, após, foi realizada uma roda de conversa com os alunos sobre a lenda e sobre o Pinheiro-do-Paraná. Em seguida, foi solicitado que os mesmos fotografassem as araucárias nas proximidades de sua casa”, destaca a docente.

Na sequência, foi proposto a produção de haicais (poema de origem japonesa), técnica a qual a educadora conhece e escreve, abordando as árvores nativas. Juntando a produção textual na foto das araucárias, o objetivo, complementa Josnéia, era de mostrar a cultura e a beleza que envolvem a paisagem da região de Guamirim, no interior de Irati, onde a escola fica localizada.

“E, ainda, alguns alunos, além das fotos e os haicais, elaboraram vídeos mostrando a exuberância da nossa paisagem, composta pelos pinheiros, como se dá o seu plantio, da importância histórica e cultural, da sua importância na culinária e a necessidade da sua preservação”, conclui a professora.

A coordenadora pedagógica Verônica Barbosa Furmanowicz também aponta o trabalho com a videoaula, abordando que o material levou de forma rica a conscientização da árvore para o estado, seu risco de extinção, beleza, recursos oferecidos, como na contribuição que o pinheiro traz para a subsistência de inúmeras famílias do Paraná.

“Com isso foi realizada uma roda de conversa com os alunos, refletindo sobre o privilégio que temos em nossa região, que possui ainda um grande número de araucárias e das contribuições da mesma em nossa cultura, enfatizando a importância de cuidarmos da mesma, fazendo uso de seus recursos de forma sustentável, plantando e cuidando para evitar a extinção, oportunizando que as futuras gerações possam usufruir”, cita a pedagoga.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Esperança Catignano Chuilki clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE