Dinâmica busca conceituar pensamento geométrico | aRede
PUBLICIDADE

Dinâmica busca conceituar pensamento geométrico

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Objetivo no 5ºC da Escola Júlio de Mesquita Filho em Jaguariaíva foi apresentar conteúdos matemáticos de forma que os alunos fixassem o tema</b>

Imagem ilustrativa da imagem Dinâmica busca conceituar pensamento geométrico
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Objetivo no 5ºC da Escola Júlio de Mesquita Filho em Jaguariaíva foi apresentar conteúdos matemáticos de forma que os alunos fixassem o tema

Os estudos matemáticos exigem dos professores forma diferentes e lúdicas de demonstrar os conteúdos aos alunos. No 5ºC da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho em Jaguariaíva, a professora Antonia Dalci Speranza Santos buscou alternativas para que os trabalhos geométricos pudessem ser fixados pelos seus alunos.

“Embora a criança esteja inserida em um espaço físico desde o seu nascimento, sua exploração matemática depende de intervenção e, para que o desenvolvimento do pensamento geométrico seja efetivo, é necessário criar situações de ensino que possibilitem a manipulação de objetos”, destaca a docente.

Antonia distribuiu para os alunos models de figuras não planas, como cone, cilindro, paralelepípedo, pirâmide de base quadrada, prisma de base triangular, entre outros. Nesse momento, houve a análise e identificação das planificações dos modelos apresentados, onde os alunos perceberam as diferenças quanto a forma, distinguindo os polígonos que representam cada uma de suas faces, no caso dos poliedros, conforme elenca a professora.

“Num segundo momento, os alunos realizaram os recortes e montagem das peças, as quais foram expostas na sala. Sugeri que anotassem no caderno os dados que obtiveram e, depois, comparassem com os de um colega. Sucesso e aprendizagem garantidos”, conclui a docente. Acesse o blog escolar da Escola Júlio de Mesquita para conferir essa e outras atividades. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE