Edifício centenário é restaurado pela Paróquia | aRede
PUBLICIDADE

Edifício centenário é restaurado pela Paróquia

Prédio Dante Alighieri foi reformado e está sendo administrado pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Prédio Dante Alighieri foi reformado e está sendo administrado pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Prédio Dante Alighieri foi reformado e está sendo administrado pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prédio Dante Alighieri foi reformado e está sendo administrado pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário

O edifício do antigo Dante Alighieri situado na região central de Ponta Grossa, foi construído no início do século passado (1912), sendo tombado pelo Patrimônio Histórico em 2001. O prédio foi doado para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário em 2018. A Paróquia fez as reformas e legalizou toda a documentação, o espaço será utilizado para cursos, reuniões e projetos pastorais.

Padre Edivino comenta que o prédio estava em péssimas condições quando recebeu da prefeitura: “Após ter sido do clube, o prédio estava em péssimas condições. Um grupo de remanescentes fizeram um novo estatuto e conseguiram reaver o clube, mas quem estava usufruindo era uma pessoa, que não cuidou do espaço. Depois disso, o lugar passou a ser um estacionamento, destruindo mais um pouco do que restava. Sem contar o IPTU, a dívida estava acumulada há muitos anos, somando-se acima de R$ 500 mil”, comenta o padre.

O pároco fala que nesses dois anos, conseguiram legalizar e restaurar o imóvel, já que o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico. Além da restauração das paredes tombadas, foram construídos uma pequena capela “capelinha” e um depósito para a Paróquia. O espaço vai ser destinado para eventos pastorais como: cursos, palestras, reuniões; além também de ser alugado para a sociedade.

O prédio está localizado na rua Catarina Miró, no centro da cidade, atrás do Colégio Estadual Regente Feijó, e próximo inclusive da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Historiador aborda a importância da preservação do patrimônio histórico

Luís Alberto Gottwald Júnior, professor e historiador comenta que a ação da Paróquia é de significativa importância para a sociedade, pois o espaço possui relevância para a história de Ponta Grossa: “O local foi muito importante para a comunidade italiana pontagrossense, pois demonstra um elo de identificação com suas culturas e tradições, vivenciadas nesse espaço no início do século XX” afirma o professor.

Luís Gottwald Júnior também ressalta a importância da preservação dos patrimônios históricos e a valorização da memória coletiva: “É fundamental que haja valorização do patrimônio material e um resgate da memória dos grupos que sociabilizaram no local, promoveram eventos, viveram suas trajetórias. Investir no patrimônio histórico e restaurar o espaço é promover, para as gerações futuras, o conhecimento do passado, dando voz a sujeitos antes não ouvidos e possibilitando o saber sobre diferentes visões dos momentos vividos no Dante Aligheri” finaliza Gottwald.

Clube Dante Aligheri

Localizado na Rua Comendador Miró, a antiga sede social da Sociedade Dante Aligheri, foi inaugurada em 24 de setembro de 1912, uma escola conforme notas no Jornal “O Progresso”. Criada por intelectuais, a associação oficial Dante Alighieri da Itália tinha como principal objetivo promover a cooperação da cultura italiana com a cultura de outros países. Edifício foi tombado em 2001. Atualmente está sob a administração da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE