Miguel anuncia reforma do Pax como último ato da gestão na UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Miguel anuncia reforma do Pax como último ato da gestão na UEPG

O escritor e reitor Miguel Sanches Neto anunciou sua aposentadoria na administração da universidade, e compartilhou detalhes sobre a produção de próximo livro após conquista da honraria de Ordem do Mérito Cultural (OMC)

Miguel Sanches Neto contou que focará na literatura após aposentadoria da universidade
Miguel Sanches Neto contou que focará na literatura após aposentadoria da universidade -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, anunciou a sua aposentadoria durante a entrevista concedida ao Portal aRede/Jornal da Manhã nesta segunda-feira (24). Miguel contou que, para fechar sua gestão, planeja fazer a entrega do Cine-Teatro Pax totalmente revitalizado ainda em 2026.

Com objetivo de compreender os próximos passos de Miguel, que recebeu a notícia da conquista da honraria de Ordem do Mérito Cultural (OMC), a reportagem o questionou sobre seus planos para 2026. O escritor explicou que, além de ideias para a produção de seu próximo livro, enquanto gestor universitário, também foi preciso refletir sobre uma importante decisão. "Meu próximo plano é me aposentar. Tenho 60 anos, trabalho desde os 14. Existe uma hora em que você precisa tomar uma decisão, não que eu não goste da Universidade, muito menos da vida cultural, universitária e política na qual vivi os últimos anos. Mas chegou a hora de aposentar, e meu grande projeto, agora, é escrever um romance centrado na Guerra do Contestado, cujo cenário era Ponta Grossa", explicou.

Miguel compartilhou detalhes sobre o andamento de projetos da área da saúde que já estão sendo trabalhados em parceria com a UEPG. "Conseguimos resolver um problema crítico, que foi a troca do telhado do Hospital Universitário Materno Infantil (Humai), e o secretário Beto Preto deve estar presente aqui na sexta-feira (28) para a inauguração. Ainda este ano, também vamos inaugurar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que une consulta e formação de profissionais, a qual é a vocação da UEPG. É o primeiro AME universitário brasileiro, e o governador estará presente para inaugurá-lo".

VÍDEO
aRede.info
Confira a entrevista completa no Portal aRede. | Autor: aRede.info
 

Destas obras, ainda há a ampliação do Hospital Universitário (HU), que deve ser entregue até 2028. "O mais ambicioso destes projetos é a nova torre do HU, em que estaremos duplicando o hospital. Teremos tudo o que é necessário dentro dessa estrutura para sermos o maior hospital 100% SUS do Paraná, as obras já iniciaram, e fizemos os primeiros pagamentos à construtora com previsão de 3 anos para a entrega. Até lá, não serei mais reitor, mas o que importa é: serei um ponta-grossense orgulhoso", declarou Miguel.

Como último projeto enquanto reitor, Miguel contou que fará a revitalização completa do Pax, localizado em Oficinas. "Para o ano que vem, quero começar o restauro total do Cine-Teatro Pax. Temos no bairro de Oficinas um campus utilizado para a TV Educativa, o Núcleo de Educação à Distância, o Núcleo de Cultura, atividades de cursos de graduação e pós-graduação, e queremos agora, queremos restaurar o Pax, para devolver para a comunidade de Oficinas e toda Ponta Grossa este importante equipamento cultural com tudo restaurado, este é o projeto com o qual quero fechar a minha gestão na UEPG", contou.

Miguel receberá o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural (OMC) por conta de sua trajetória na literatura, em março de 2026. A homenagem foi sugerida sob indicação do deputado federal Aliel Machado (PV), que presidia a Comissão de Cultura na Câmara dos Deputados à época. Para Miguel, a honraria não é somente a ele, mas a todos os brasileiros que trabalham com cultura, em todas as suas diferentes abordagens: literatura, música, cinema, entre outras.

O reconhecimento da trajetória de Miguel na literatura se reflete nos prêmios recebidos, incluindo o Prêmio Cruz e Sousa (2002), pelo conto Hóspede Secreto, finalista internacional do Prêmio Portugal Telecom e ganhador do Prêmio Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina (2005), que reafirmam sua importância na cena cultural brasileira e latino-americana.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right