Filho de analfabetos, Miguel Sanches Neto receberá a maior honraria da Cultura do Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Filho de analfabetos, Miguel Sanches Neto receberá a maior honraria da Cultura do Brasil

Escritor, crítico literário e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel receberá a condecoração da Ordem do Mérito Cultural (OMC) em março de 2026

Miguel Sanches Neto será agraciado pelo reconhecimento da Ordem do Mérito Cultural (OMC) em março de 2026
Miguel Sanches Neto será agraciado pelo reconhecimento da Ordem do Mérito Cultural (OMC) em março de 2026 -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O escritor, professor, cronista, crítico literário e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, receberá a maior honraria pública da cultura do Brasil, a Ordem do Mérito Cultural (OMC).

Miguel receberá, em março de 2026, o título indicado como Comendador, destinado às maiores distinções dentro da honraria. A OMC, instituída pela Lei n. º 8.313, de 1991, tem por finalidade condecorar personalidades que tenham se distinguido por suas contribuições prestadas à cultura brasileira. O reitor da UEPG deverá ser agraciado pela honraria diretamente pela Ministra da Cultura do país, Margareth Menezes.

A honraria foi justificada por uma indicação da Comissão da Cultura da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Aliel Machado (PV) em 2024. A justificativa que embasa a entrega do título, entregue ao conselho do Ministério da Cultura, assinado por Aliel, destaca o escritor como "Um dos mais importantes do Brasil contemporâneo, com uma trajetória marcada pelo compromisso com a valorização da literatura e da cultura nacional. Sua atuação como romancista, contista, cronista, poeta e acadêmico consolidou um legado significativo para a literatura brasileira", escreveu o deputado.

O reconhecimento da trajetória de Miguel na literatura se reflete nos prêmios recebidos, incluindo o Prêmio Cruz e Sousa (2002), pelo conto Hóspede Secreto, finalista internacional do Prêmio Portugal Telecom e ganhador do Prêmio Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina (2005), que reafirmam sua importância na cena cultural brasileira e latino-americana.

SOBRE MIGUEL SANCHES NETO - Nascido em Bela Vista do Paraíso, e criado em Peabiru, interior do Paraná, Miguel Sanches Neto é filho de agricultores analfabetos, e, ainda aos quatro anos, ficou órfão de pai. Miguel conta que, até a sétima série, nunca tinha lido um livro, até que, em 1984, ingressou no curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari.

Doutor em Letras pela Unicamp e pós-doutor pela Universidade do Minho (Portugal), Miguel é um dos maiores especialistas em literatura brasileira e lusófona, destacando-se também como um intelectual comprometido com a formação de novos leitores e escritores. Em 2013, após 20 anos residindo em Ponta Grossa, recebeu o título de Cidadão Honorário do município. Enquanto atual reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sua gestão tem fortalecido a difusão cultural e incentivado a produção acadêmica e artística no Paraná e no Brasil.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right