Julgamento de agravo de Jocelito no STF será retomado | aRede
PUBLICIDADE

Julgamento de agravo de Jocelito no STF será retomado

O ex-prefeito de Ponta Grossa busca reverter a cassação ao mandato de deputado federal na Suprema Corte do País

Jocelito Canto disse que sofreu com a última internação
Jocelito Canto disse que sofreu com a última internação -

Carlos Eduardo Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou a retomada do julgamento de Jocelito Canto para o dia 2 de agosto, o trâmite deve ser concluído no dia 9 do mesmo mês. No atual processo, o ex-prefeito de Ponta Grossa busca recuperar o mandato como deputado federal.

Em maio, o relator do julgamento, Ministro Luiz Fux, votou contra o agravo de Jocelito. Os ministros Alexandre de Moraes e Cármem Lúcia acompanharam Fux. Os autos foram tirados para vistas pelo Ministro Cristiano Zanin, que os analisou e os devolveu para o processo.

Jocelito Canto diz que, agora, o julgamento vai ao Plenário físico. Contudo, o Portal aRede procurou um especialista em Direito Eleitoral, o qual afirma que o julgamento segue para receber os votos de Zanin e Flávio Dino ainda na forma virtual. 

O julgamento poderá ser finalizado somente depois das convenções partidárias que decidirão os candidatos que irão concorrer aos cargos eletivos em outubro. Filiado ao PSDB, Canto destaca que o partido realizará a convenção no dia 5 de agosto. Ele revela que o grupo político ainda avalia se o lançará como candidato a prefeito. "Evidente que o grupo terá candidato, mas estamos analisando [...] Temos prazo, está cedo ainda", disse Jocelito ao ser perguntado se ele próprio seria o candidato do 'Grupo dos Canto' para as Eleições.

RELEMBRE – Jocelito luta na Suprema Corte do País para reconquistar os direitos políticos. Após receber mais de 74 mil votos para o cargo de deputado federal nas Eleições de 2022, ele ingressou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque, em setembro daquele ano, o ex-prefeito teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), após ação impetrada pelo atual secretário de Infraestrutura do Estado, Sandro Alex (PSD). Contudo, o TSE rejeitou o recurso do ex-prefeito. O relator da matéria, ministro Carlos Horbach, recusou as argumentações da defesa e reforçou que a Corte não poderia alterar a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE