PG abre mais de 2,8 mil empregos formais em quatro meses | aRede
PUBLICIDADE

PG abre mais de 2,8 mil empregos formais em quatro meses

Apesar do número positivo, município gerou apenas 283 postos de trabalho em abril, o menor saldo do ano

Crescimento é de quase 52%, em comparação com mesmo período do ano passado
Crescimento é de quase 52%, em comparação com mesmo período do ano passado -

Matheus Gastaldon

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa gerou 2.883 empregos formais nos quatro primeiros meses deste ano. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas nesta quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Em comparação com primeiro quadrimestre do ano passado, houve um crescimento de 51,9% no total de oportunidades com carteira assinada. No período, a cidade criou 1.865 vagas. Ao olhar para o estoque, que corresponde ao total de vínculos celetistas ativos, o acumulado deste ano (jan./abr.) chegou a 412.572 vínculos. 

"Isso é um grande resultado para Ponta Grossa. Novamente, mostra o quão forte a nossa economia é. Nós estamos internamente procurando sempre melhorar a conversão, sempre entender qual é a necessidade dos setores econômicos para assim ter mais assertividade nos candidatos às vagas oferecidas", diz Paulo Pinto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação.

Apesar do número positivo no primeiro quadrimestre, abril registrou o menor saldo de empregos formais, com apenas 283 vagas geradas. No mês passado, Ponta Grossa esteve em 1º lugar no ranking de criação de postos de trabalho no interior do Paraná, com 1.128 vagas preenchidas. A queda no período foi de 74% e levou a cidade a 13ª posição da lista.

Ainda em abril, entre os cinco principais setores da economia, o de Serviços teve o maior saldo, com 260 postos gerados, com destaque para as áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas. Em comparação com o mês anterior, as oportunidades no setor reduziram quase 58%. 

Também registraram números positivos os setores da Indústria (75) e do Comércio (72). Já Agropecuária (-9) e Construção (-115) ficaram no negativo. Das 238 oportunidades geradas em abril, 46 foram preenchidas por homens e 237 por mulheres

PARANÁ - O estado gerou 87.838 vagas com carteira assinada no primeiro quadrimestre deste ano e ocupa a primeira posição no ranking de empregos da região Sul. No cenário nacional, o Paraná está em terceiro lugar. Em abril, o saldo de postos de trabalho chegou a 18.032. 

BRASIL - Ao olhar para o cenário nacional, abril teve saldo positivo de 240.033 empregos com carteira assinada. No primeiro quadrimestre, foram geradas 958.425 vagas formais. 

Assim como em Ponta Grossa, o maior crescimento da formalidade aconteceu no setor de Serviços, com a criação de 138.309 postos. Em seguida, aparecem Indústria (35.990), Construção (31.893) e Comércio (27.272 postos). Já a Agropecuária criou 6.576 oportunidades. Ainda segundo informações do Caged, o salário médio de admissão em abril foi R$ 2.126,16.

SERVIÇO - Como um meio de ajudar quem busca uma oportunidade de trabalho em Ponta Grossa, a equipe de Jornalismo do Portal aRede publica diariamente as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador - confira clicando aqui.

Especialmente nas segundas-feiras, o portal de notícias também faz transmissões ao vivo direto da Agência do Trabalhador, que fica na rua Dr. Colares, 394, no Centro, com a atualização das oportunidades da semana.

Com informações da Agência Brasil e da Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE