Projeto de alunos da UTFPR vence o Desafio Universitário
Acadêmicos da UTFPR, em Ponta Grossa, conquistam R$ 10 mil com o projeto que visa transformar borra de café em um produto biodegradável
Publicado: 23/08/2023, 16:22
O projeto “Biocap: Sustentabilidade que Energiza”, da Petri, empresa júnior vinculada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, é um dos vencedores, na categoria Movimento Empresa Júnior (MEJ), do Desafio Universitário 2023. O evento, de caráter educacional, foi promovido pelo Sebrae e Brasil Júnior, com o objetivo de formar e capacitar estudantes do ensino superior para exercitar competências empreendedoras como desenvolver soluções voltadas a temas ESG (sigla em inglês para governança ambiental e social).
No projeto Biocap, os acadêmicos se basearam em dados sobre borras de café, como quantidade, descarte, impacto ambiental, para utilização em um produto inovador, que o grupo trabalha em segredo, inclusive com possibilidade de se tornar um negócio. A equipe é formada por Maria Eduarda Cardoso, Marco Antonio Fagundes Biscaia, Bianca Rafaela Fabris Plath, Wagner Gabriel Machado da Silva e Gustavo Oliveira Novaes de Macedo, acadêmicos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
“Para o Biocap, nos baseamos em metodologias existentes. Ele ainda não foi testado, é uma pesquisa. Somos gratos a todo o apoio que tivemos, principalmente da Federação das Empresas Juniores do Paraná [Fejepar] e Núcleo Ponta Grossa de Empresas Júniores. O prêmio nos dá estímulo para continuarmos os estudos, desta vez, em laboratório”, frisa Maria Eduarda.
A consultora do Sebrae/PR, Márcia Beatriz da Silva, evidencia o resultado do Desafio Universitário e a importância de trabalhar a temática ESG, que já é uma realidade corporativa.
“O reconhecimento de um projeto, que tem à frente acadêmicos do Paraná, é motivo de orgulho. Foram mais de 900 equipes disputando o Desafio. O resultado valoriza o trabalho da equipe do Biocap, que teve a oportunidade de simular a situação real de uma empresa”, comenta.
Além da Biocap, também venceram o Desafio Universitário, na categoria MEJ, o projeto “Governança para Povos Indígenas do Cariri” (CE) e o projeto “Inclusão e sustentabilidade: nanocelulose para gerar acessibilidade” (ES).
Já categoria Externo, os vencedores foram “Revfood: maior conservação dos alimentos a partir de ingredientes da Amazônia” (PA), “Banco de Talentos: conectando pessoas universitárias socioeconomicamente vulneráveis a empresas de impacto” (SP); e “ONG “Faça uma criança sonhar: independência financeira de mulheres grávidas a partir da produção de Ecobags de sacolas de plástico” (RS). Todas as equipes vencedoras ganharam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 10 mil.