Projeto que garante investimento milionário a PG chega à Câmara
Cristalpet planeja gerar 900 empregos diretos e indiretos na cidade
Publicado: 22/08/2023, 19:53
O projeto de lei n.º 280/23 foi protocolado pela Câmara Municipal de Ponta Grossa e visa conceder incentivos fiscais à Cristalpet, empresa especializada na produção de embalagens PET e reciclagem. Conforme o projeto, a empresa planeja investir 388 milhões na cidade e potencialmente gerar 167 empregos diretos e 780 indiretos.
A proposta visa atrair a instalação da Cristalpet na cidade e contempla isenções de taxas municipais durante a fase de implementação. As isenções incluem taxa de alvará da construção, vigilância sanitária e ISSQN, relacionado a serviços e obras de construção civil da fábrica. Além disso, o projeto prevê isenção de IPTU por 20 anos a partir do início das operações da planta e reembolso do ITBI referente à aquisição do imóvel.
Adicionalmente, o município compromete-se a elaborar projetos de pavimentação asfáltica até janeiro de 2024 e concluir as obras até janeiro de 2025, abrangendo o trecho da BR 376. Estas medidas visam contribuir para a geração de empregos e promover o desenvolvimento industrial na região.
Trâmite do projeto de lei
Conforme o presidente da Câmara, Filipe Chociai, o projeto de lei empresa Cristalpet foi lido no expediente da última segunda-feira (21), sendo encaminhado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que terá até 15 dias úteis para emitir parecer. Em seguida, mais 15 dias úteis de prazo são destinados para as demais comissões permanentes de mérito, da Casa, apreciarem o projeto. “Neste momento, ficam a cargo das comissões da Casa estudarem o projeto e emitirem pareceres. Após a avaliação, veremos a viabilidade de colocar o projeto na Ordem do Dia, para apreciação”, afirma o presidente.
Para Chociai, a cidade vive um excelente momento na economia e na atração de investimentos. Segundo ele, além dos empregos diretos e indiretos, a Cristalpet projeta Ponta Grossa no cenário nacional no segmento de embalagens pet. “Tenho a certeza que todos estão otimistas com a vinda deste importante investimento para a cidade, o qual promoverá a geração de emprego e renda no Município. Portanto, cabe a nós enquanto Legislativo, garantir a segurança jurídica necessária para instalação desta empresa, assegurando aos ponta-grossenses a maior vantajosidade possível", disse Chociai.
Expectativas
De acordo com Giorgia Bochenek, presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), há grandes expectativas por mais este investimento que Ponta Grossa recebe. “Novas indústrias significam mais empregos diretos e indiretos, mais geração de renda e consequentemente mais oportunidades e melhor qualidade de vida a todos”, comemora.
Giorgia Bochenek completa desejando boas-vindas para a Crisalpet na cidade e reitera a importância de se juntar aos órgãos políticos para o desenvolvimento da cidade. “A ACIPG apoia a vinda de novas empresas para nossa cidade e atua junto a outros órgãos do município, como a própria Prefeitura e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) para o município continuar neste ritmo de crescimento”, comenta.
Sobre a empresa
A empresa mexicana Cristalpet, especializada na fabricação de embalagens PET e reciclagem, será instalada em Ponta Grossa, conforme a confirmação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. O protocolo de intenções foi assinado pela prefeita Elizabeth Schmidt, junto aos administradores da empresa, e ressalta a importância do projeto para a cidade.
Segundo Rafael Oliveira Madeira Jacques, administrador da empresa, o projeto para a construção da unidade já está em curso em uma área de 17 mil m², localizada às margens da BR 376. O empresário disse que a escolha de Ponta Grossa ocorreu devido a fatores como localização, acessos rodoviários, ferroviários e também à receptividade encontrada na cidade. “Estamos muito felizes e prontos para começar as obras da fábrica que vai atender principalmente as regiões sul e sudeste do Brasil. Nossa expectativa é que em 2025 possamos iniciar as atividades da empresa”, afirmou.