Prefeitura desapropria áreas para instalação da UPA Uvaranas
De acordo com anúncio da prefeita em entrevista ao portal aRede, a região de Uvaranas deve em breve contar com uma estrutura de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas
Publicado: 18/05/2023, 15:16
A Prefeitura de Ponta Grossa publicou no Diário Oficial de quinta (18) o decreto 21.850/2023, que declara de utilidade pública para fins de desapropriação dois imóveis na região de Uvaranas para instalação de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
No final de abril, em entrevista ao portal aRede, a prefeita Elizabeth Schmidt já havia adiantado que a região de Uvaranas iria em breve contar com uma estrutura de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. “Em duas semanas devemos anunciar este grande investimento com todos os detalhes, onde será, quanto será investido, de onde virá o recurso. Eu uni muitas verbas para que a gente tenha em Uvaranas uma UPA completa para atendimento”, adiantou ela, na ocasião.
Conforme as indicações no decreto de desapropriação das áreas, a UPA Uvaranas deve ser instalada na Avenida General Carlos Cavalcanti, próximo a rotatória de acesso ao campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Ponta Grossa conta hoje com duas unidades para atendimento de urgência e emergência, a Upa Santa Paula, que vai completar nove anos de funcionamento em 2023, e a Upa Santana, instalada na região central há pouco mais de dois anos.
A UPA atende em média sete mil pacientes por mês. A unidade de pronto atendimento é referência a casos de urgência e emergência adulto e conta com uma estrutura física para classificação de risco, realização de consultas, coleta e realização de exames, observação e sala de emergência com toda estrutura para o primeiro atendimento a pacientes em estado grave.