Grupo de Escoteiros celebra 70 anos de história

Prédio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex-UEPG) foi sede dos escoteiros de 1962 a 1975

O grupo João Gaspar Guedes foi criado no ano de 1952 e foi coincidente com o Dia 23 de Abril
O grupo João Gaspar Guedes foi criado no ano de 1952 e foi coincidente com o Dia 23 de Abril -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prédio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex-UEPG) foi sede dos escoteiros de 1962 a 1975

O Grupo de Escoteiros João Gaspar Guedes (JGG) comemorou 70 anos no final do mês de abril e uma das atividades vinculadas à programação de aniversário do grupo foi uma visita ao prédio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex-UEPG), que foi sede dos escoteiros de 1962 a 1975.

Estiveram presentes na sede da Proex-UEPG os integrantes, ex-integrantes do JGG e de outras entidades de escotismo, familiares e amigos do grupo. Eles foram recepcionados pela Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Edina Schimanski, no dia 23 de abril. Para a Pró-reitora, foi significativo rememorar a passagem dos escoteiros pelo prédio da Proex. “Foi um momento muito importante para se lembrar do passado, das reuniões e das ações que fizeram durante o tempo que ocuparam a sala do térreo da Proex. O relato histórico sobre as ações dos escoteiros, bem como sobre a casa histórica da Proex foi bem marcante para conhecer um pouco mais sobre nossa história”, afirma Schimanski.

O presidente da comissão dos 70 anos do JGG, Luis Fernando Hilgenberg, ressalta a importância do grupo para a sua vida. “Ser escoteiro consolidou a minha personalidade e forjou o meu caráter. Pra mim, era um movimento de juventude dinâmico, rico, vibrante e empolgante. Pratiquei o escotismo com muito amor, fortaleceu em mim os nobres ideais de servir”, declara.

História

O grupo João Gaspar Guedes foi criado no ano de 1952 e foi coincidente com o Dia 23 de Abril, “Dia de São Jorge – Padroeiro do Escotismo” e com o próprio “Dia Mundial do Escoteiro”. Com base nos ideais de Baden Powell, que criou o Escotismo na Inglaterra em 1907, o jovem padre Theophilo Klemens Feierabend fundou o Grupo Escoteiro João Gaspar Guedes, em Ponta Grossa. Ao longo dos anos, o grupo ganhou destaque com suas atividades no município, na região escoteira do Paraná e do Brasil. Um dos feitos do grupo foi a participação, de forma inédita no país, do “9º Jamboree Mundial Escoteiro” na Inglaterra, em agosto de 1957.

Conteúdo de marca

Quero divulgar right