Diocese de PG faz parceria em projeto de museu online | aRede
PUBLICIDADE

Diocese de PG faz parceria em projeto de museu online

Totalmente de forma online, a Diocese é parceira em projeto

O bispo Dom Sergio com Alessandra, Godoy e Fábio Holzmann Maia, historiador e curador do Museu Cenas.
O bispo Dom Sergio com Alessandra, Godoy e Fábio Holzmann Maia, historiador e curador do Museu Cenas. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Totalmente de forma online, a Diocese é parceira em projeto

A Diocese de Ponta Grossa é parceira em um importante projeto cultural e que virá de presente a todos os ponta-grossenses, no dia 15 de setembro, no aniversário de 198 anos de emancipação política da cidade. Será inaugurado neste dia o Museu Cenas de Ponta Grossa, que reunirá milhares de fotografias, exclusivamente de forma online, contando a história do município e de seus moradores. Idealizado pela ABC Projetos Culturais, o Museu tem patrocínio do Sicredi e parceria com a Estratégia Projetos Criativos, Casa da Memória Paraná (mantida pela Fundação Municipal de Cultura) e Museu Campos Gerais (administrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Academia Brasileira de Letras.

O diretor do Museu, Eduardo Godoy, conta que o espaço pretende ser um agregador, reunindo fotografias que contem a história da cidade de diversos ângulos. “Por conta disso, a parceria com a Diocese de Ponta Grossa é fundamental nesse processo, tendo em vista a importância que a instituição representa na construção histórica do município, e, também sua presença nos quatro cantos da cidade, com diversas paróquias, igrejas, capelas, ou seja, é a nossa instituição mais antiga e que tem um grande impacto positivo na vida dos ponta-grossenses desde 1823. Então, tem muita história para contar”, argumenta Godoy.

O bispo Dom Sergio Arthur Braschi lembra que a inauguração do museu acontecerá quando a Diocese de Ponta Grossa se aproxima de duas datas comemorativas muito importantes: os 200 anos da Paróquia Sant’Ana, a Catedral, em 15 de setembro de 2023, e, em 2026, o centenário da Diocese, fundada em 10 de maio de 1926 pelo Papa Pio XI. “É uma grande alegria termos um museu digital, através de uma parceria que está surgindo. O Museu Cenas de Ponta Grossa, dirigido por Eduardo Godoi, vai apresentar na internet imagens seja de entidades parceiras, de famílias e de particulares”, enaltece o bispo.

Dom Sergio ressalta, no entanto, que a Diocese vai precisar levantar e disponibilizar muitas fotografias para serem digitalizadas. “Eles não vão precisar ficar com as fotos, apenas digitalizá-las. O material estará à disposição de pesquisadores e das pessoas, em alto resolução, no futuro. Para isso, eu peço a colaboração dos párocos, das lideranças, das paróquias, das comunidades, movimentos e pastorais, para que possamos mostrar acontecimentos importantes nas famílias, casamentos, primeiras eucaristias, mas também grandes eventos, festas...”, enumera o bispo, citando que as fotos farão parte do acervo de um museu diocesano, constituído ao lado de objetos, documentos históricos, missais. “Estamos pensando no futuro. Queremos preservar todo esse precioso material e deixá-lo disponível para ser visitado. Peço a colaboração de todos para nos ajudar a levantar nossa história”.  

“Nossa proposta é formar um grande álbum digital da cidade, retratando sua trajetória e seu cotidiano ao longo dos últimos dois séculos. O acervo será desenvolvido de modo constante e colaborativo, ou seja, a partir de fotografias de pessoas, famílias, entidades, instituições e empresas, a fim de criarmos um expressivo mosaico, onde cada um que visita o site é convidado a fazer uma viagem histórica, cruzando ruas, visitando prédios, descobrindo eventos e conhecendo pessoas”, destaca a idealizadora do museu, a jornalista e produtora cultural Alessandra Bucholdz.

Para colocar a ideia em prática, foi criado um refinado sistema sob demanda, com assinatura da Cartago Tecnologia, empresa ponta-grossense que é referência no mercado. O software exclusivo facilitará a busca por temas, ano, década, localização, tags, fotógrafo, acervo de origem, entre outros filtros. Além disso, permitirá o envio de fotos por internautas, comentários mediados, catalogação de imagens, revisão de informações pelo historiador responsável, criação de exposições e armazenamento na nuvem.

Instituições e empresas interessadas em disponibilizar seus acervos podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (42) 3226-6754. Após o lançamento, em setembro, será aberta também a possibilidade de famílias enviarem suas fotos históricas diretamente pelo site.   

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE