Estado projeta recorde na produtividade de trigo

Solo seco possibilitou plantio de menos de 1% da área. Essa mesma situação foi observada no início da semeadura em 2016, que teve, posteriormente, produtividade recorde

O plantio de trigo já começou no Paraná, mas, em razão do solo seco, ainda caminha devagar. Apesar disso, a expectativa é que alcance a produtividade recorde de 2016, quando as condições eram semelhantes. Os dados estão no Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, referente à semana de 10 a 16 de abril.

Desde 1.º de abril, os produtores da maior parte dos municípios do Norte do Paraná estão aptos a plantar trigo, de acordo com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). No entanto, a semeadura começou tímida, não alcançando sequer 1% da área projetada, principalmente em razão do solo muito seco. Na primeira quinzena de abril as chuvas foram raras freando o ritmo do plantio.

Além das condições climáticas desfavoráveis, muitos produtores dos municípios aptos a plantar o trigo em abril optaram pelo milho de segunda safra. Portanto, mesmo que as chuvas favoreçam, o percentual de plantio de trigo deve se manter baixo não ultrapassando 2% na próxima semana.

No entanto, a situação não preocupa até este momento. Afinal, na safra de 2016, os produtores chegaram, em 18 de abril, com menos de 1% das sementes no solo, e, ao final do período, foram recompensados com produtividade recorde no Estado: mais de 3 mil quilos por hectare.


Caqui e mandioca

O boletim também traça um panorama da cultura do caqui, tanto em termos mundiais, quanto brasileiro e paranaense. O Estado é o quarto produtor em volume e Valor Bruto da Produção. Em 2019, foram colhidas 8,6 mil toneladas em 637 hectares, o que rendeu R$ 15,3 milhões.

Enquanto há dificuldade de plantio do trigo devido ao solo seco, para a mandioca essas condições climáticas dificultam a colheita. Com menor oferta para as indústrias de fécula e farinha, os produtores já começam a perceber uma reação no preço, com elevação de 2,2%.


Milho e soja

A estiagem também afeta o desenvolvimento do milho de segunda safra. Nos 2,4 milhões de hectares, 76% das áreas apresentaram condições boas nesta semana, com possibilidade de atingir ou superar o potencial produtivo, 21% têm situação mediana e apenas 3%, ruins.

A colheita da soja avança, atingindo 98% da área semeada na safra 2020/21, mesmo índice do período anterior. Das áreas a campo, 79% estão em condições boas e 31% são consideradas medianas.


Batata e feijão

O documento elaborado pelo Deral mostra que os produtores de batata estão divididos em todas as tarefas da cultura: plantio, colheita, manejo e tratos culturais. Nesta semana, verificou-se que 96% do total da safra já estão plantados, enquanto 20% já foram retirados da terra.

As lavouras de feijão tiveram um decréscimo de quatro pontos percentuais nas que eram consideradas boas, em relação à semana anterior, e se posicionam em 76% agora. Outros 21% estão em condições medianas e 3% são consideradas ruins.


Pecuária

O boletim registra, ainda, a importância da suinocultura no Paraná, presente em 49% dos estabelecimentos agropecuários. Também há um comparativo sobre as oscilações nos preços do leite pago ao produtor desde 2018.

Na avicultura, o documento analisa os custos de produção da atividade, que cresceram 6,8% em fevereiro. Em relação aos preços ao produtor, no atacado e varejo do frango de corte, o registro é de instabilidade em março.

As informações são da AEN

Bispo destaca ligação histórica entre PG e a Senhora Sant’Ana

Bispo destaca ligação histórica entre PG e a Senhora Sant’Ana...

Confira a Coluna RC desta quarta-feira (15-09)

Confira a Coluna RC desta quarta-feira (15-09)...

Confira seu horóscopo desta quarta-feira (15/09)

Confira seu horóscopo desta quarta-feira (15/09)...

Prefeitura divulga passo a passo para benefício do Vale-Gás

Prefeitura divulga passo a passo para benefício do Vale-Gás...

PG faz Maratoma parte 2 e imuniza pessoas de 18 a 22 anos

PG faz Maratoma parte 2 e imuniza pessoas de 18 a 22 anos...

Aplicação da D2 Pfizer foi transferida de local

Aplicação da D2 Pfizer foi transferida de local...

Confira as vagas de emprego desta quinta-feira (16/09)

Confira as vagas de emprego desta quinta-feira (16/09)...

Salve, salve Ponta Grossa! São 198 anos de progresso

Salve, salve Ponta Grossa! São 198 anos de progresso...

Pontamed: 23 anos de trabalho com confiança e agilidade

Pontamed: 23 anos de trabalho com confiança e agilidade...

Fim da coligação é clareza para escolha política

Fim da coligação é clareza para escolha política...

Capa da edição desta quarta-feira (15 e 16/09/2021) do JM

Capa da edição desta quarta-feira (15 e 16/09/2021) do JM...

Confira a Coluna RC desta terça-feira (14-09)

Confira a Coluna RC desta terça-feira (14-09)...

Confira seu horóscopo desta terça-feira (14/09)

Confira seu horóscopo desta terça-feira (14/09)...

Stocco cobra Prefeitura por mais segurança para ciclistas

Stocco cobra Prefeitura por mais segurança para ciclistas...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS