PUBLICIDADE

Vereadores aprovam aumento do IPTU em Ponta Grossa

Projeto institui uma nova Planta Genérica de Valores, defasada há 47 anos

Mudanças impactam a Planta Genérica de Valores dos Imóveis
Mudanças impactam a Planta Genérica de Valores dos Imóveis -

Os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 255/2025 que aumenta o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A votação aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), após discussão surpresa dos parlamentares. Foram 12 votos favoráveis e seis contrários.

Conforme a proposta inicial da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), o projeto institui uma nova 'Planta Genérica de Valores dos Imóveis', o que impacta no valor do IPTU em Ponta Grossa. A ideia é atualizar o valor de cada terreno, sem alterar o valor venal da edificação.

A proposta, que não estava na 'Ordem do Dia' e foi colocada em votação surpresa, após a 'Sessão Ordinária' ter sido suspensa - entenda aqui, foi discutida por boa parte dos vereadores. A Planta Genérica de Valores (PGV) de Ponta Grossa está defasada há 47 anos, e a solicitação para atualização partiu do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) - veja mais informações aqui.

Com isso, Ponta Grossa tem o menor valor de IPTU per capita entre as maiores cidades.

MUDANÇA NO IPTU - Apesar da aprovação do aumento do IPTU, emendas modificaram o projeto inicial. Inicialmente, o valor poderia ser aumentado em até 50%. Entretanto, com a narrativa de não impactar 'muito' o 'bolso' dos ponta-grossenses, os parlamentares aprovaram um aumento de 30% no imposto.

Além disso, para corrigir a defasagem da PGV, foi aprovado um aumento progressivo de 20% a cada ano, até que o valor seja ajustado e atenda as solicitações do Tribunal de Contas. Com isso, segundo os vereadores que aprovaram a proposta, promovendo justiça fiscal, mas sem deixar de contribuir com a arrecadação de Ponta Grossa - o que impacta em obras estruturantes aos munícipes.

VOTAÇÃO - Os vereadores que foram contrários ao projeto de lei são:

- Doutor Erick (PV);

- Enfermeira Marisleidy (PMB);

- Geraldo Stocco (PV);

- Léo Farmacêutico (União);

- Maurício Silva (PSD);

- Ricardo Zampieri (PL).

Os demais projetos de lei, que falam sobre o 'Ajuste Fiscal', também foram aprovados pela maioria dos vereadores. Confira as mudanças acessando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE