Ponta Grossa
Educação de PG investe em obras contratações e projetos inovadores
Só em 2025, Município concluiu obras de dois novos CMEIs e contratou mais de 300 professores e assistentes
João Bobato | 27 de dezembro de 2025 - 07:00
Com obras, contratação de profissionais e ampliação de programas importantes, a educação de Ponta Grossa teve importantes avanços em 2025. Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Ponta Grossa concluiu, só neste ano, a construção de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) – na Vila Isabel e no Núcleo Rio Verde - e a ampliação de outras cinco Escolas em importantes regiões do Município.
Além de mais conforto e espaço físico para alunos, professores e demais profissionais da educação, o reflexo do investimento em infraestrutura será percebido já no início do próximo ano letivo: dados da Secretaria apontam que 1,1 mil novas vagas foram abertas na Rede Municipal para 2026. “Neste momento, nosso foco na abertura de novas vagas está na Educação Infantil, especialmente na faixa de 0 a 3 anos. Esta é uma demanda constante das famílias há algum tempo e que, com planejamento e seriedade, estamos trabalhando para atender”, ressalta a secretária Joana D’Arc Panzarini Egg.
Além das obras concluídas e em andamento, a Prefeitura investe na contratação de profissionais para qualificar ainda mais o aprendizado das crianças. Em 2025, foram chamados mais de 300 professores e auxiliares, enquanto para o ano que vem já está prevista a contratação de outros 200 profissionais aprovados no teste seletivo da Secretaria – realizado em outubro deste ano.
Inglês e robótica cada vez mais presentes
Alinhada com o que há de mais inovador na educação, Ponta Grossa consolida e amplia, a cada ano, programas que levam aulas de inglês e robótica para os alunos das Escolas Municipais. No caso do English For Kids, o número de professores que integram a equipe triplicou (de 23 para 69) em 2025, avanço que possibilitou o início da implantação do programa na Educação Infantil.
Os Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), por sua vez, já estão presentes em 52 escolas e a previsão da Secretaria de Educação é levar a estrutura completa - com kits de robótica, notebooks e telas interativas – para mais 11 escolas durante o ano letivo de 2026. “É importante reforçar que todas as escolas estão contempladas com as atividades na área de tecnologia e robótica, pois mesmo as que ainda não possuem o LAC recebem ações itinerantes para atender os alunos e professores”, explica Joana.
Em um trabalho integrado com profissionais de diversas áreas, a Prefeitura também ampliou os atendimentos do CIAC Superação, espaço destinado para atender alunos neurodivergentes que estão matriculados na Rede Municipal.
Novos uniformes
No início do ano, os quase 32 mil alunos das Escolas e CMEIs receberam novos uniformes para o ano letivo: o kit foi entregue com camisetas de manga curta e longa, bermuda ou short-saia, blusa de lã, japona de inverno, conjunto de calça e jaqueta escolar, meias e tênis, além de uma sandália tipo papete para as crianças da Educação Infantil. “Já estamos trabalhando para realizar uma nova entrega de uniformes em 2026, inclusive contemplando todos os nossos servidores”, frisa a secretária.
Com informações de assessoria de imprensa