PUBLICIDADE

OAB-PG busca agenda com TJPR para debater novo Fórum de PG

Pedra fundamental da nova sede do Poder Judiciário foi lançada há um ano, mas o terreno que deverá abrigar o novo espaço ainda não conta com vestígio de obras

Mariantonieta Pailo Ferraz é a presidente da OAB-PG
Mariantonieta Pailo Ferraz é a presidente da OAB-PG -

A Subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PG) iniciou tratativas junto ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) na tentativa de buscar informações quanto ao andamento do processo das obras do novo Fórum Estadual da cidade.

O projeto previa que o prédio do novo Fórum teria 17 mil m² de área construída, em um investimento superior a R$ 104 milhões. O edifício deveria ter dois blocos com um subsolo, um pavimento térreo, três pavimentos intermediários em um dos blocos interligados e quatro pavimentos intermediários no outro bloco, um pavimento técnico, uma cobertura e uma central de utilidades; além de um estacionamento externo.

Contudo, a obra, formalmente anunciada em 11 de abril de 2024, sequer iniciou. O terreno, localizado na região de Oficinas, ao lado da área abandonada da antiga Rede Ferroviária, encontra-se com matagal e a pedra fundamental do lançamento da construção do Fórum foi vandalizada. Cabe destacar que, na intenção de evitar furto, a placa da pedra fundamental foi removida pela própria direção do Fórum de Ponta Grossa após a solenidade de lançamento.

Nesta semana, a reportagem visitou o terreno e percebeu não haver nenhum vestígio de obra no local. Por conta disso, a presidente da OAB-PG,Mariantonieta Pailo Ferraz, foi procurada peloPortal aRedepara explicar como a entidade acompanha a situação. Ela revelou que a OAB-PG busca uma agenda oficial com a cúpula do TJPR para debater a situação do novo fórum. “Estamos nas tratativas iniciais para requerer não só essa questão do fórum, como a outra questão relacionada à advocacia”, disse.

Mariantonieta revela que já houve uma primeira reunião, na qual o vice-presidente da OAB-PG,Rubens Florenzano, apresentou a pauta para debater a nova sede do Fórum junto ao gabinete da presidência do TJPR. “Fomos prontamente atendidos. Aguardamos a agenda oficial, para tratarmos do assunto. Queremos debater o início das obras do novo fórum”, explicou Mariantonieta.

Mariantonieta Pailo Ferraz é a presidente da OAB-PG
Mariantonieta Pailo Ferraz é a presidente da OAB-PG |  Foto: Kayky de Jesus/aRede.
  

TROCA DE COMANDO DO TJPR - Em janeiro deste ano a chefia do Poder Judiciário paranaense passou a ser da desembargadora Lidia Maejima. Até o momento, Lidia não se manifestou publicamente sobre a situação do Fórum de Ponta Grossa, contudo informações de bastidores indicam que ela é favorável a obra. A reportagem entrou em contato com o TJPR para questionar sobre o panorama do novo Fórum de Ponta Grossa, contudo até o fechamento desta reportagem não houve retorno.

DEMANDA – A construção de um novo Fórum é um desejo antigo do município. O primeiro espaço foi inaugurado ainda em 1928, onde hoje é a sede doMuseu Campos Gerais,daUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).A expectativa inicial era a publicação do edital ainda em setembro de 2023, quando Ponta Grossa completou 200 anos de existência.

Segundo o edital, as obras do novo fórum devem ser realizadas em duas fases. A primeira, para a elaboração dos projetos básicos e demais elementos técnicos, levaria seis meses. Já a segunda etapa, para a execução da obra, teria um tempo de 24 meses. O tempo tal somado seria de 30 meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE