Ponta Grossa
Elizabeth e vereadores serão diplomados em dezembro
Justiça Eleitoral definiu data e local da diplomação dos eleitos no pleito ocorrido no mês passado
Kadu Mendes | 15 de novembro de 2024 - 03:10
A Justiça Eleitoral marcou para o dia 17 de dezembro a diplomação dos vereadores, prefeita e vice-prefeito eleitos em Ponta Grossa para o mandato entre 2025 e 2028. A cerimônia ocorrerá às 14 horas, no auditório da Unicesumar. Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, a diplomação aconteceu de forma virtual, para que fossem evitadas aglomerações e a consequente disseminação do vírus.
A informação foi apurada pela reportagem e confirmada pela juíza da 15ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, Débora Portela, que é a responsável pela solenidade, no município. Ela explica que a diplomação dos eleitos marca o reconhecimento oficial do resultado do pleito, conferindo aos eleitos a autoridade e responsabilidade para exercerem seus cargos de forma legítima. “É um momento simbólico de transição do processo de escolha para o início de um novo ciclo de atuação política, representando o compromisso com os eleitores e com os princípios democráticos”, disse a juíza. Ela ainda ressalta que este ato simboliza a validação pela Justiça Eleitoral da decisão soberana da população reafirmando que o poder emana do povo e é exercido por meio de seus representantes.
No pleito ocorrido no mês passado, no segundo turno, Ponta Grossa reelegeu Elizabeth Schmidt (União Brasil) com 96.407 votos. Desta vez, ela terá ao seu lado, Pastor Moisés Faria (MDB) como vice-prefeito.
Além dos ocupantes dos cargos no Executivo, os 19 parlamentares do Legislativo também serão diplomados. Geraldo Stocco (PV) se reelegeu para o terceiro mandato e foi o vereador mais votado da história de Ponta Grossa com 8.168 votos. Joce Canto (PP), que obteve 6.993 votos irá para a segunda legislatura. O terceiro colocado do pleito foi Ede Pimentel (PDT), que se reelegeu com 3.728 votos.
O partido que mais conquistou cadeiras na Casa de Leis ponta-grossense foi o União Brasil, com cinco vereadores: Doutor Zeca, que partirá para o quinto mandato; Léo Farmacêutico, Divo e Paulo Balansin que foram reeleitos. Além destes, Teka dos Animais, novidade na política de Ponta Grossa, também foi eleita pelo mesmo partido da prefeita. Cabe lembrar que a coligação ‘A força da verdade’ de Elizabeth Schmidt, ainda reelegeu o vereador Julio Kuller, do MDB.
A Federação Brasil da Esperança, com o PV e o PT, também conquistou um número significativo de vagas. Além de Stocco, Dr. Erick e Professor Careca foram eleitos pelo PV, enquanto Guilherme Mazer alcançou o Legislativo Municipal pelo PT.
Os gabinetes da Câmara também serão ocupados por Soldado Pastor Ezequiel Bueno (DC), Leandro Bianco e Fabio Silva, ambos do Republicanos. Quem também irá compor a próxima legislatura serão Ricardo Zampieri (PL), Maurício Silva (PSD), Florenal (Podemos) e Enfermeira Marisleidy (PMB).