ESPORTES
Operário realiza partida histórica contra o Mirassol
Será a última partida, em casa, nesta temporada. Uma vitória eleva o combustível para um eventual acesso à Série A do 'Brasileirão' do próximo ano
Mario Martins | 15 de novembro de 2024 - 05:07
Ao entrar em campo às 16h desta sexta-feira (15), para enfrentar o Mirassol Futebol Clube (M.F.C.), o Operário Ferroviário Esporte Clube (Ofec) protagonizará um dos principais momentos de sua história. Será a última partida, em casa, nesta temporada. Uma vitória eleva o combustível para um eventual acesso à Série A do 'Brasileirão' do próximo ano. Também coroará um ano de superação e crescimento, após o fatídico 2023, quando disputou a Série C.
O confronto nesta sexta-feira, no Estádio Germano Kruger, é válido pela penúltima rodada da Série B e coloca duas equipes da parte de cima da tabela frente a frente. O Fantasma, mesmo que na 7ª colocação e com chances remotas de acesso, vêm embalado por duas vitórias sobre duas grandes equipes e ainda sonham em disputar a elite do Campeonato Brasileiro. Em Ponta Grossa, venceu o Sport Club do Recife de virada pelo placar de 2 a 1 e em seguida o Grêmio Novorizontino, em Novo Horizonte pelo placar mínimo. Do outro lado, o Mirassol vinha de uma sequência de quatro vitórias. No entanto, empatou com o Avaí Futebol Clube na última rodada e agora vê a sua vaga para a Série A ameaçada.
Analise realizada pela Banda B, parceira do Portal aRede, mostra que pela diferença atual, o Operário não depende apenas das próprias forças, necessitando de combinações de resultados. Além disso, embora apenas o Santos Futebol Clube tenha carimbado o acesso, mesmo com três vagas em aberto, o Fantasma só chega, ao máximo, na quarta posição.
Pelos critérios de desempate, o Operário só seguirá vivo se vencer as duas partidas que restam – na sexta-feira (15), recebe o vice-líder Mirassol, às 16h, no Germano Krüger e depois encara o Clube de Regatas do Brasil (CRB) no Rei Pelé, na última rodada. Se tropeçar em algum desses jogos, não terá mais chances de subir.
Somado a isso, os demais concorrentes também precisam tropeçar. Na conta do Alvinegro ponta-grossense, Ceará Sporting Club e Sport podem, no máximo, conquistar um ponto. Já o Goiás Esporte Clube só pode somar quatro pontos.
CHANCES MATEMÁTICAS - Até por uma alta combinação de resultados necessárias para tudo dar certo, o Fantasma tem, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 0,7% de chances de acesso.
Uma recuperação que veio tardia na Série B e que contou com muitos tropeços, especialmente no segundo turno, onde a equipe é apenas a 10ª colocada, com 24 pontos, atrás dos concorrentes Ceará (31), Sport (30) e Goiás (29).
Uma situação que poderia ser diferente, até pelo fato de o Operário ter terminado o primeiro turno dentro do G4, com 32 pontos, mas que ainda mantém viva a chance de o time disputar a primeira divisão em 2025.