Política
CimSamu convoca municípios para eleger nova
Conforme o documento, a votação será realizada em 10 de dezembro de 2024, no Conservatório Maestro Paulino, em Ponta Grossa
Da Redação | 13 de novembro de 2024 - 06:26
O Consócio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu) publicou, em diário oficial, que irá iniciar o processo para de eleição da diretoria administrativa e do conselho fiscal para o biênio 2025/2026. Conforme o documento, a votação será realizada em 10 de dezembro de 2024, no Conservatório Maestro Paulino, em Ponta Grossa.
O CimSamu está convocando todos os municípios consorciados para a Assembleia Geral Ordinária, voltada para a realização das eleições. Ao todo, a região dos Campos Gerais conta com 27 municípios no consórcio. Na 3ª Regional de Saúde do Paraná (3ª RS), estão incluídas as cidades de Ponta Grossa e Castro, que possuem bases com ambulâncias avançadas, além de Arapoti, Jaguariaíva, Ivaí e São João do Triunfo, que possuem ambulâncias básicas.
Já na 4ª Regional de Saúde (4ª RS), está Irati, com ambulâncias avançadas, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. Por fim, a 21ª Regional de Saúde, que abrange as cidades de Telêmaco Borba (com ambulâncias avançadas), Imbaú (com ambulâncias básicas), Curiúva, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.
VOTAÇÃO - No dia da Assembleia Geral, o evento só poderá ser iniciado após a maioria dos municípios consorciados estarem presentes no local previsto.
A votação será feita pelos prefeitos dos municípios, porém, caso a liderança apresente uma procuração, poderá ser representada por seu respectivo vice-prefeito ou secretário municipal de saúde.
CHAPAS - As chapas interessadas deverão realizar suas inscrições na sede do CimSamu, localizada na rua Jacinto Lozza, 81, na Vila Estrela, em Ponta Grossa. O prazo segue até cinco dias úteis antes da Assembleia, com data limite prevista para 3 de dezembro.
Após as candidaturas serem feitas, elas serão submetidas à análise da Comissão Especial Eleitoral, que será composta por Raquel Mocelim, como Diretora Geral, Isabelly Lemos Dzievieski, como Diretora Jurídica, e Matheus Lamartine Costa, como Assessor Jurídico.
Em caso de indeferimento, as chapas poderão entrar com recurso junto à Diretoria Administrativa do CimSamu, com prazo de 24 horas.
Durante a assembleia, serão definidos os mesários, os quais serão responsáveis por verificar a regularidade das chapas inscritas e conduzir a apuração dos votos.
ATUAL DIRETORIA - Atualmente, a Diretoria Administrativa do Consócio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu) é composta pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, que ocupa o cargo de presidente do consórcio, pela prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, como tesoureira do CimSamu, e pelo prefeito de Irati, Jorge Davi Derbli Pinto, que é o atual secretário da diretoria. Na última semana, o CimSamu reuniu prefeitos da região nesta semana para debater uma série de ações e projetos voltados ao atendimento realizado nos municípios. A valorização da saúde pública por meio do piso salarial da enfermagem esteve entre os assuntos colocados em pauta pelos gestores.