PUBLICIDADE

Secretária destaca plano de arborização em Ponta Grossa

A chefe da pasta do Meio Ambiente, Carla Kritski, ainda revelou quando o Gabinete Verde deverá ser entregue

Secretária de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Carla Kritski, concedeu entrevista exclusiva ao Portal aRede, nesta terça-feira (12)
Secretária de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Carla Kritski, concedeu entrevista exclusiva ao Portal aRede, nesta terça-feira (12) -

A secretária de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Carla Kritski, em entrevista concedida ao Portal aRede, na tarde desta terça-feira (12), revelou que as obras do Gabinete Verde, no Parque Margherita Masini, devem ser entregues em março de 2025. O local irá sediar a Secretaria de Meio Ambiente. Ainda na entrevista, Carla destacou os avanços no plano de arborização da cidade. Durante a conversa, a secretária também comentou sobre os preparativos para a realização da 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. 

Com relação à mudança para o Gabinete Verde, Carla ressaltou que a nova sede trará importantes melhorias no atendimento ao público e na capacidade de fiscalização. "O atendimento ao público vai melhorar muito, além da fiscalização, que será mais eficiente, com o aumento da equipe e contratação de novos profissionais", destacou. Conforme Carla, a pasta se prepara para atender às demandas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que exige um corpo técnico maior para atender as atividades essenciais do município.

Secretária de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Carla Kritski, concedeu entrevista exclusiva ao Portal aRede, nesta terça-feira (12)
Secretária de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Carla Kritski, concedeu entrevista exclusiva ao Portal aRede, nesta terça-feira (12) |  Foto: Kayky de Jesus/aRede.
  

Outro tema abordado na entrevista foi o plano de arborização que está em andamento, o qual foi iniciado neste mês. A primeira etapa do plano se trata da fase de diagnóstico, que avaliará a situação das árvores no Centro da cidade e em toda a área urbana. A meta é identificar quais árvores estão inadequadas e substituí-las por espécies mais apropriadas para a estrutura urbana. O projeto também buscará aumentar a arborização nos bairros que ainda não contam com áreas verdes adequadas.

A implementação do plano de arborização será gradual. A primeira etapa, focada no diagnóstico, está sendo realizada no centro da cidade e, em seguida, o trabalho será estendido aos bairros. A previsão é que até o final de 2025 o plano esteja totalmente finalizado, com novas árvores plantadas nas áreas identificadas e mais espaços verdes criados ao longo da cidade. 

O trabalho de arborização visa não apenas a substituição de árvores inadequadas, mas também o plantio de novas espécies em locais que ainda carecem de áreas verdes, como os bairros mais recentes de Ponta Grossa. “Nos bairros novos, muitas vezes a arborização é inexistente, e o plano vai atender a essa demanda, trazendo mais áreas verdes e melhorando a qualidade ambiental de toda a cidade”, afirmou a secretária.

A arborização urbana, segundo a secretária, traz benefícios diretos à qualidade de vida dos cidadãos. "As árvores ajudam a melhorar a qualidade do ar, reduzem a poluição sonora e oferecem mais qualidade de vida, incentivando atividades ao ar livre", explicou Carla. A expectativa é que o plano de arborização traga um impacto positivo não só para a saúde ambiental, mas também para o bem-estar da população ponta-grossense.

CRÍTICAS - Quando foi nomeada secretária de Meio Ambiente, Carla foi alvo de críticas de grupos defensores dos direitos dos animais, por ser praticante de rodeios. Em resposta, Carla afirmou que essas críticas não tiveram impacto em seu trabalho na gestão da pasta. "Eu não liguei para essas críticas, elas vieram antes mesmo de eu poder mostrar o que estava fazendo", destacou. Ela explicou que, apesar de respeitar os pontos de vista contrários, acredita que a generalização de que todos os rodeios envolvem maus-tratos é injusta. "Eu sou a última pessoa que iria apoiar o sofrimento de um animal", afirmou.

Confira a entrevista completa com a Secretária de Meio Ambiente de Ponta Grossa:

Grupo aRede.
  

CONFERÊNCIA - Outra temática trabalhada na entrevista foi a  realização da 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, nos dias 21 e 22 de novembro, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento debaterá e buscará propor ações locais sobre a temática da Emergência Climática.

Carla Kritski, destaca que a Conferência se trata de uma ambiente de construção coletiva e fortalecimento de políticas ambientais. “A Conferência é um momento fundamental para que todos se envolvam ativamente nas decisões que impactam o meio ambiente. É uma oportunidade para compartilharmos ideias, identificarmos desafios e avançarmos em propostas que promovam a redução dos impactos das mudanças climáticas no município evitando desastres”, afirmou.

Saiba mais detalhes sobre a Conferência Municipal do Meio Ambiente aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE