Nostalgia
Nostalgia (26/08)
Ponta Grossa e coisas nossas
Da Redação | 26 de agosto de 2017 - 00:24

Ponta Grossa e coisas nossas
Nostalgia hoje apresenta fatos e pessoas ligados a Ponta Grossa, eis que estamos próximos a mais um aniversário da cidade.
Relembrando rádio
Anos 80, o redator dirigia a Rádio Central do Paraná então de propriedade de Irajá Vargas de Oliveira.
Técnico de som
Em 1981 era técnico e operador de som, o Paulo Roberto Staichacka. Rádio não existia sem técnico e locutor ao vivo. A época era muito diferente de hoje. O locutor aqui era o Luís Alberto Cortabitarte, o Nhô Jeca aclamado pelos seus ouvintes. Para alguma comemoração na Emissora, o Diretor Irajá, convidou o Cantor Patrick Dimon para uma visita. É um cantor Grego radicado no Brasil onde atua desde 1969. Entre suas gravações estão, Che Sará, Tanto Cara, A Casa D’ Irene. O redator está no lado oposto do cantor.
Televisão
TV em Ponta Grossa iniciou-se com a Esplanada nominando até o bairro onde se situa, por coincidência considerado o ponto mais alto da cidade. Hoje a título de curiosidade e nostalgia são mostradas as capas de duas tabelas de preço.
1981
Neste ano a Esplanada já tinha passado por modificações estando então ligada a TV Bandeirantes. O seu símbolo era um 7 estilizado ensejando que as transmissões já eram em cores.
Entra Rede Globo
Em 2000, a Rede Globo através da Rede Paranaense, canal 12, de Curitiba, passa a comandar a programação, a penetração e audiência da emissora ganham novo alento.
Religião
A Nostalgia de hoje encerra-se com uma figura importante, eis que saindo de Ponta Grossa o focalizado transferiu-se para Toledo, São José dos Pinhais e hoje é o bispo de Joinville uma das mais progressistas cidades Catarinenses. Falo de Francisco Carlos Bach. Conheci D. Francisco, diretor da Rádio Santana, e ele bem que poderia estar também focalizado no tópico acima referente ao Rádio, pois fez prolíficas modificações na emissora católica e que em breve também estará em FM. A Revista Plá dirigida pelo jornalista Luiz Fernando Fedeguer no seu número 3, do final de Novembro de 1977, anunciou como a derradeira edição. E nela a equipe jornalística apresentou em sua capa a foto de Jayme Canet Jr., então governador. E na página 64, focalizou a ordenação sacerdotal de pontagrossenses. E lá está a foto de padre Francisco Carlos Bach, ordenado que foi na igreja de Santa Terezinha de Ponta Grossa, em 3 de Dezembro de 1977.






