Nostalgia
Nostalgia (19/08)
Nostalgia (19/08)
Da Redação | 19 de agosto de 2017 - 00:46

Estudo de obras literárias II
Nostalgia hoje focaliza duas obras literárias usadas para fins didáticos e que também se transformaram em filmes para cinema. O livro original foi escrito em 1851. É um clássico da literatura americana, também usado didaticamente. O livro adaptado por Robert Dixson foi base para o ensino de inglês. Nele estão 750 palavras para os interessados em aprender a língua inglesa e conhecer um pouco da literatura americana. O autor do livro é Nathaniel Hawthorn, e vem com exercícios para facilitar a conversação e exercícios sobre vocabulário.
A edição que o redator usou foi a de 1973. E era composta por 16 capítulos. O tema é uma questão familiar levada a sério na Nova Inglaterra envolvendo ciúmes, lealdade num feudo familiar, entre dois irmãos, que são em síntese o que torna a história um clássico.
O drama na tela
A Universal Pictures reuniu 3 astros famosos na época para retratar a obra. Vincent Price, George Sanders e Margareth Lindsay. Em 1 hora e 30 minutos o filme se desenrola de maneira morosa, própria de obras da época. O filme foi rodado em 1940 em preto e branco e George Sanders vive Jeffrey e Vincent Price é Clifford Pyncheon. É outro filme que o leitor apreciador de obras antigas deve encontrar no YouTube para assistir. Se não o filme ao menos, o trailer.
A vez do brasileiro
O cineasta Lima Barreto (1906/1982) escreveu e dirigiu em 1953, o roteiro de “O Cangaceiro”. Os diálogos foram escritos pela famosa Rachel de Queiroz. Sobre este filme já divulguei e apresentei aqui, o livro que adquiri na Bahia há algum tempo e que é nada mais que o script completo do filme editado por uma Universidade Nordestina. A história transcorre no século 18 e fala sobre retirantes nordestinos que vivem momentos angustiantes face a situação que encontram naquele quadrante do país.
A produção cinematográfica trouxe Alberto Ruschel no papel de Teodoro, Milton Ribeiro foi o cangaceiro Galdino. O próprio Lima Barreto fez uma ponta no filme em questão, mas a ficha técnica não o registra.





