Nostalgia
Nostalgia 15 e 16/07
Em todo mundo nostalgia move colecionadores a reunir curiosidades algumas de grande valor
Da Redação | 15 de julho de 2017 - 02:09

Nostalgia impulsiona os colecionadores
Em todo mundo nostalgia move colecionadores a reunir curiosidades algumas de grande valor. Hoje vou apresentar umas peças em foto cedidas por um amigo e colaborador de “Nostalgia”.
Bolacha de mais de cem anos
Este é um disco 78 Rotações gravado em AGOSTO DE 1908, pela RCA Victor cujo slogan era “A Voz do Dono” e mostrava um cachorro cantando em um microfone. É um disco de Mario Pinheiro ao violão. O Título da música é “Vamos, Eugênia”.
Documento com quase 250 anos
Este é um Fac – Símile de um bilhete de recolhimento de ouro ou papel moeda para a capitânia de Minas Gerais. Foi emitido em Tejuco em 1773 e impresso em Lisboa. Os bilhetes eram aceitos até pelo comércio ou pagos quando apresentados a administração. Eram uma espécie de cheque.
Cruz do mérito polonês
Focalizo abaixo a condecoração da primeira entrega que aconteceu por ocasião do 5 º aniversário da independência da Polônia em 11 de fevereiro de 1923, cuja entrega acorreu no início de 1924.
Redator/Colecionador
O redator também costuma colecionar curiosidades. Se Assim não fosse não conseguiria manter a coluna por 8 anos de publicações. Hoje vou relembrar duas matérias publicadas.
O tema é cinema
Extraída de uma revista” Dirigente Lojista”, de Maio de 1999, um comercial de um ramo de atividades que na época não tinha muitas inserções. Falo da Unimed Cooperativa de médicos que divulgou num meio diferente do seu porque a revista era dirigida ao meio lojista.
Disneylândia Brasileira
A Outra nota é sobre o Beto Carrero World. A revista “Empreendedor” que circulava na região sul do Brasil, lançou uma edição especial sobre o parque existente na Penha S.C. Desconheço a data da publicação. Relembro que Beto Carrero tinha um circo itinerante que percorreu todo o Brasil. Obviamente passou por Ponta Grossa. Quando ele aqui esteve divulgando seu circo, ao entrevista-lo na Radio Clube recebi o convite para andar com ele pelas ruas da cidade em seu carro Vermelho, e que ostentava um par de Chifres na frente do carro chamando a atenção.





