Nostalgia
Nostalgia (12/08)
Estudo de obras literárias
Da Redação | 12 de agosto de 2017 - 00:26

Estudo de obras literárias
Nostalgia de hoje comenta baleias. Explico: uma baleia é a do livro de Herman Melville “Moby Dick” e a outra é a baleia (cachorra) do livro de Graciliano Ramos, “Vidas Secas”.
A Baleia marítima é a chamada Moby Dick. É uma das personagens do livro do mesmo nome publicado pela primeira vez em 1851. Tornou-se um clássico e nos tempos escolares em currículos extras.
Cheguei a “estudar” usando o livro para aprendizado da língua inglesa. O estudo usava livro adaptado por Robert J. Dixson e nas turmas cada um ficava responsável por traduzi-lo, interpretá-lo e discutir com os colegas. Na parte do redator ficou acertado sobre o capítulo 19º.
Como isto ocorreu há mais de 30 anos, ainda se usava nas escolas de inglês os chamados “Álbum seriado”. Contatei o amigo desenhista Cação Ribeiro para fazer algumas cenas baseadas na parte que me tocava.
Moby Dick teve várias filmagens. A mais antiga é de 1956. Dirigida por John Huston para a Warner Bros e estrelada por Gregory Peck como Capitão Ahab. Leo Gen como Starbuck e outros. O filme na época em que foi produzido não tinha os efeitos especiais que teria hoje. Mesmo assim conseguiu emocionar os espectadores.
A Baleia em terra
“Vidas Secas” obra literária do Brasileiro Graciliano Ramos, (1812/1953). É outro livro bastante estudado e com passagens usadas em concursos vestibulares e de outros gêneros.







