Campos Gerais
Tibagi e Guarapuava recebem novas Unidades Odontológicas Móveis
As unidades vão beneficiar municípios em áreas de difícil acesso, ampliando o atendimento odontológico para populações rurais, quilombolas, indígenas, assentadas e outras comunidades vulneráveis
Iolanda Lima | 22 de agosto de 2025 - 01:30

O Governo Federal oficializa nesta semana a entrega de 5 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) ao estado do Paraná, resultado de um investimento de R$ 1,9 milhão. As unidades integram o Novo PAC Saúde e vão beneficiar municípios em áreas de difícil acesso, ampliando o atendimento odontológico para populações rurais, quilombolas, indígenas, assentadas e outras comunidades vulneráveis. O município de Tibagi será contemplado com uma das UOM entregues. Guarapuava também será contemplada com uma unidade, totalizando R$ 760 mil investidos na saúde dos Campos Gerais.
A entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica do Brasil Sorridente, que garante acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso.
A ministra Gleisi Hoffmann destacou os investimentos realizados na saúde pelo governo Lula. “Estamos retomando um programa que é motivo de orgulho para o Brasil. As Unidades Odontológicas Móveis representam cuidado, dignidade e inclusão, levando saúde bucal para quem mais precisa. É o governo do presidente Lula presente na vida das pessoas, com políticas públicas que transformam realidades.”
ATENDIMENTO - Cada UOM é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para garantir a qualidade do atendimento odontológico. Cada unidade tem o potencial de atender cerca de 3,5 mil pessoas. Para garantir mais segurança, eficiência e continuidade nos serviços, a previsão é que a frota seja renovada a cada 5 anos.
Com informações das assessorias de imprensa.