PUBLICIDADE

Prefeitura de São Mateus do Sul premia alunos no projeto 'Meu Caderno Tem História'

Na edição de 2025, foram entregues quase 40 mil cadernos a cerca de 5 mil alunos, todos estampados com criações artísticas dos próprios estudantes

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de São Mateus do Sul premia alunos no projeto 'Meu Caderno Tem História'
-

A Prefeitura de São Mateus do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste mês a premiação dos estudantes selecionados no projeto 'Meu Caderno Tem História – Ideias que viram arte, arte que vira capa'. A iniciativa destaca a criatividade dos alunos da rede pública e transforma seus desenhos em artes oficiais das capas dos cadernos escolares distribuídos a toda rede municipal.

 Na edição de 2025, foram entregues quase 40 mil cadernos a cerca de 5 mil alunos, todos estampados com criações artísticas dos próprios estudantes. Os sete vencedores premiados hoje também serão homenageados com seu desenho nas capas do próximo ano escolar de 2026:

- Brayan de Oliveira de Almeida – Profª Francieny Quadros da Silva – C.M.E.I. Idalina Furtado Guimarães Ulbrich

- Caio Henrique Ramos Dalcomuni – Profª Kátia Janaína Ferreira da Fonseca – E.M. Prefeito Durval Wolff do Amaral

- Gustavo Gabriel Ferreira Lima – Profª Kátia Janaína Ferreira da Fonseca – E.M. Prefeito Durval Wolff do Amaral

- Krissiane Vitória Santana Pires – Profª Kátia Janaína Ferreira da Fonseca – E.M. Prefeito Durval Wolff do Amaral

- Mirella Zablocki Mendes – Profª Talita Simões Cavalheiro Padilha – C.M.E.I. Mundo Encantado

- Pedro Leonardo dos Santos Mayer – Profª Jéssica Pelegrino – E.M. Odemira Cunha

- Sarah Bratriz Drewniak – Profª Silviane Ramos Meira – E.M. do Campo Sérgio Graciano Meira

Durante o evento, também foi lançado o regulamento da nova edição do concurso 2026, cujo tema celebra a cultura da erva-mate e as características da imigração polonesa, aspectos que compõem a essência histórica e cultural de São Mateus do Sul.

Para a prefeita Fernanda Sardanha (PSD), este projeto é um sinal de cuidado com nossa cultura e com as crianças. "Dar voz ao talento dos alunos ao representar a riqueza da nossa cidade — seja através da tradição da erva-mate ou da história polonesa — reforça o sentimento de pertencimento e valoriza nossa identidade".

A  secretária municipal de Educação, Sibele Wanderbrook, reforçou o impacto educativo da iniciativa. "O projeto estimula imaginação, reforça o vínculo com nossa memória cultural e valoriza a arte como ferramenta pedagógica. Esse é um exemplo concreto de como educação, cultura e cidadania se encontram no dia a dia das escolas".

TEMA - O tema “cultura da erva‑mate” reflete o valor simbólico e econômico desse produto regional, profundamente enraizado na vida da cidade. A erva-mate vai além da bebida tradicional como o chimarrão: também é matéria-prima para doces, sucos, cosméticos, energéticos e muitos outros produtos que valorizam a produção local e sua identidade Governo do Paraná.

A imigração polonesa, por sua vez, é o cerne da identidade cultural da cidade. São Mateus do Sul foi reconhecida como “Capital da Cultura Polonesa” e preserva essa herança por meio de tradições, arquitetura, gastronomia e arte popular polonesa, elementos presentes em manifestações como o Wycinanki e outras expressões culturais Sistema FAEP.

Este tema dual do concurso pretende incentivar os alunos a retratarem essas duas facetas — o legado cultural polonês e a importância econômica e identitária da erva-mate — em suas produções artísticas, promovendo engajamento cultural entre escolares.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE