Campos Gerais
Palmeira recebe a maior nota em transparência dos Campos Gerais
O levantamento, realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), atribuiu a marca de 99,61% para o município
João Iansen | 19 de novembro de 2024 - 03:01
A Prefeitura Municipal de Palmeira recebeu o Selo Diamante no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2024. O levantamento realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), atribuiu a marca de 99,61% para o município.
O resultado coloca Palmeira como o município com maior nota da região. Ao todo, apenas outras seis cidades receberam o mesmo selo: São João do Triunfo, com 97,90%, Sengés, com 97,42%, Rio Azul, com 97,38%, Arapoti, com 95,72%, São Matheus do Sul, com 95,57%, e Castro, com 95,27%.
O índice vem superando os 90% em Palmeira desde 2021, saindo de 90% até atingir a nota atual, a maior da história da cidade. Segundo o atual prefeito, Sergio Belich, o resultado é reflexo de uma promessa de sua campanha, feita em 2020. “Prometi fazer uma gestão transparente, com zero corrupção. Foram quatro anos trabalhando em cima disso”, afirma.
Conforme nota divulgada pela Administração Municipal, a nota reflete o compromisso de garantir que dados de interesse público estejam disponíveis de forma eficiente e transparente, facilitando o acesso e a compreensão de ações governamentais.
“Essa forma de trabalho é refletida no orçamento, a partir disso conseguimos ter mais recursos para áreas essenciais, como saúde e educação, por exemplo”, destaca Belich.
Ainda de acordo com a nota da Prefeitura, o que impediu a nota máxima foi uma pendência identificada pelo levantamento. “O detalhe já foi corrigido, no entanto, a avaliação do ITP já havia sido realizada antes do ajuste ser concluído”, explica.
Sergio Belich conta que um dos trabalhos para atingir este objetivo foi durante a escolha do secretariado. “Sempre falei com que escolhi, que é preciso ser honesto, coloquei pessoas que estavam lá para trabalhar. Todo esse trabalho, no futuro, gera um respaldo”, completa.
O prefeito ainda afirma que está contente com o trabalho realizado. “Para mim, a transparência é uma obrigação da administração municipal. Agora, fica o legado para as próximas gestões, que terá a missão de não deixar o índice cair”, finaliza.
CRESCIMENTO - O Índice de Transparência da Administração Pública é uma ferramenta essencial para avaliar a qualidade da gestão pública em termos de divulgação de informações. Quando assumiu o cargo de prefeito em 2021, a cidade vinha de uma nota de 74,82%, mas passou para 90% no ano seguinte. Em 2022 e 2023 superou os 95%, até atingir os 99,61% neste ano.
Por fim, Belich afirma que “espera que o trabalho para melhorar a transparência e garantir que os processos administrativos sejam cada vez mais acessíveis e compreensíveis para todos continue no município”.
Com supervisão de Rodolpho Bowens.