Campos Gerais
Nova indústria deve gerar 500 empregos em Prudentópolis
Empresa do setor automotivo escolheu o município para instalar unidade que atenderá demanda da Ford
Heryvelton Martins | 01 de novembro de 2024 - 02:46
O município de Prudentópolis receberá nos próximos meses uma nova unidade industrial da Yazaki, gigante mundial no setor automotivo. A empresa, conhecida por fabricar componentes como chicotes elétricos e instrumentos para diversas marcas, escolheu a cidade para instalar sua nova fábrica, que atenderá à demanda da Ford. Com uma área construída superior a 1,2 mil metros quadrados, a nova unidade da Yazaki promete gerar mais de 500 empregos diretos nos primeiros anos de operação. As expectativas são ainda mais otimistas, com a possibilidade de que o número de vagas ultrapasse os 700 já no segundo ano de atividade, com uma demanda crescente.
O prefeito Osnei Stadler comemorou a chegada da Yazaki ao município, destacando a importância da nova indústria para o desenvolvimento econômico local. “Após intensas negociações por mais de dois meses, conseguimos trazer uma empresa de grande porte para Prudentópolis. Essa é uma vitória para toda a nossa comunidade”, afirmou o prefeito. Além da produção de cabeamentos para a Ford, a Yazaki também estuda a possibilidade de instalar uma fábrica de componentes em Prudentópolis, o que ampliaria ainda mais o número de vagas de emprego e consolidaria a cidade como um importante polo industrial da região, somando-se a Irati, que também tem uma unidade da gigante do setor automotivo.
Ainda não se sabe qual o investimento total que deve ser realizado, mas projeções indicam valores na casa dos milhões de reais. Além disso, a Yazaki recebeu uma área de mais de 12 mil metros quadrados para instalar sua nova estrutura, que deve ser ampliada no decorrer das ações. Vale lembrar que nos últimos anos o município recebeu grandes investimentos industriais. O prefeito ainda destacou que as obras no Distrito Industrial seguem em ritmo acelerado com a aplicação de asfalto em todo o trecho que compreende 19 terrenos de 3 mil metros quadrados.
IRATI - A empresa já possui uma unidade na região, desta vez em Irati sendo que foi instalada ainda em 1997, sendo um momento histórico para o município. Durante os mandatos de Rodrigo Hilgemberg e Jaime Lerner, a escolha da cidade como sede da fábrica no Brasil foi estratégica, considerando a localização geográfica favorável e a disponibilidade de mão de obra qualificada. Ao longo dos anos, a Yazaki em Irati experimentou um crescimento constante, ampliando sua produção e diversificando seus produtos.
EMPREGO - Na região dos Campos Gerais, a empresa conta com mais de 1.300 colaboradores, apenas na unidade de Irati, contribuindo significativamente para a geração de renda local, podendo chegar a 1.800 com a novidade. Além do impacto direto no mercado de trabalho, a Yazaki também impulsiona o desenvolvimento de outras empresas locais, fornecendo insumos e serviços. A presença da multinacional atraiu outras indústrias para a região, fortalecendo a cadeia produtiva e diversificando a economia de Irati, dos Campos Gerais e da região Centro-Sul do Estado.