PG busca ampliar projeto de empregabilidade para jovens | aRede
PUBLICIDADE

PG busca ampliar projeto de empregabilidade para jovens

Programa foi iniciado no mês passado e já atendeu mais de 1,6 mil alunos dos ensinos médio e técnico

Reunião para a apresentação do projeto Quali&Tec foi realizada 
na tarde desta terça-feira, na prefeitura de Ponta Grossa
Reunião para a apresentação do projeto Quali&Tec foi realizada na tarde desta terça-feira, na prefeitura de Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Foi realizada na tarde desta terça-feira (13) uma reunião para a apresentação do projeto Quali&Tec, iniciativa promovida através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), Núcleo Regional de Educação (NRE), Faculdade Sant’Ana, Senac, Senai e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). O programa foi iniciado no mês passado, é voltado à empregabilidade e já atendeu mais de 1,6 mil alunos dos ensinos médio e técnico.

Entre os objetivos da ação estão sanar dúvidas relacionadas a empregos, ensinar a elaborar currículos, promover palestras e oficinas relacionadas à empregabilidade, fornecer apoio psicológico e criar um banco de dados dos melhores alunos para indicações no mercado de trabalho – e, agora, busca-se ampliar ainda mais o atendimento para alcançar mais jovens.

Segundo um levantamento feito pelos organizadores do projeto hoje Ponta Grossa conta com doze colégios estaduais que ofertam cursos técnicos. Porém, conforme apontou o coordenador de administração da SMICQP, Nilton Bahls, o percentual de desistências é alto. “Cerca de 50% dos alunos não terminam o ensino técnico, gerando a devolução de pelo menos 35% das vagas ofertadas. A nossa intenção é motivar e oferecer uma capacitação continuada, e para isso alinhamos Estado, Município e iniciativa privada”, avaliou Bahls.

Já o diretor da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, John Elvis Ramalho, ressaltou a necessidade de qualificação para a inserção no mercado de trabalho. “Na Agência nós aumentamos a oferta de vagas de emprego, mas muitas são devolvidas devido à falta de qualificação dos candidatos”, afirmou Ramalho. Também participaram da cerimônia representantes do Núcleo Regional de Educação, colégios estaduais, Acipg, Faculdade Sant’Ana, sindicatos ligados à área, conselhos municipais, Senac, Sesi, Senai e demais autoridades.

Vice-prefeita destaca investimento

O secretário municipal de Governo, Maurício Silva, reforçou que o poder público deve ser um gerador de oportunidades. Já a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, na oportunidade representando o refeito Marcelo Rangel, parabenizou os envolvidos e agradeceu os parceiros. “Nós estamos fazendo grandes investimentos em educação nos últimos anos, abrangendo desde a primeira infância até a capacitação de adultos. Ter parcerias para fortificar projetos como o Quali&Tec é fundamental”, relatou. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE