Exercício em excesso pode causar arritmia, que afetou Izquierdo
Em casos graves, atividades físicas devem ser totalmente evitadas; sintomas incluem tontura, desmaio e dor no peito
Publicado: 28/08/2024, 08:49
Estresse, exercícios físicos intensos, infecções e certos medicamentos podem desencadear um ritmo anormal de batimentos do coração, um quadro conhecido como arritmia cardíaca. Doenças preexistentes, como infarto, hipertensão e alterações estruturais ou genéticas do coração também são fatores de risco.
O assunto ganhou repercussão depois que o técnico do Flamengo, Tite, 63, e o zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, 27, foram acometidos, na última quinta-feira (22), pela arritmia cardíaca durante as disputas das oitavas de final da Copa Libertadores.
Palpitações, tontura, desmaio, falta de ar e dor no peito são alguns dos sintomas mais comuns. No caso de Izquierdo, ele chegou a cair no gramado durante a partida e teve uma parada cardíaca.
O cardiologista Antonio Amorim, especialista pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), explica que o coração possui um sistema elétrico que, em condições normais, gera e distribui impulsos para garantir um batimento regular.
“A arritmia ocorre quando esses estímulos elétricos são gerados em locais indevidos, causando um tipo de curto-circuito e o coração sai do ritmo normal”, afirma.
“Uma parada cardíaca pode ocorrer como consequência de arritmia. Inclusive, a maioria dos casos de parada cardíaca é desencadeada por uma arritmia severa”, acrescenta.
Segundo o cardiologista Roberto Kalil, presidente do Conselho Diretor do InCor (Instituto do Coração) da USP (Universidade de São Paulo) e diretor-geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, a arritmia cardíaca é um termo amplo que inclui diversos tipos de ritmos cardíacos anormais.
“Tem arritmias benignas, que não representam risco de vida, e as malignas, que podem ser fatais”, diz.
Em casos graves, especialmente em jovens, doenças como miocardiopatia hipertrófica e displasia arritmo gênica do ventrículo direito requerem cautela na prática de atividade física.
Informações: Banda B