Ressocialização de detentos deve ser contínua e não acabar após fim da pena | aRede
PUBLICIDADE

Ressocialização de detentos deve ser contínua e não acabar após fim da pena

Conselheiro, professor acredita que projetos de ressocialização não são garantia de que presos não retornem à criminalidade

Ben Hur Chiconato é conselheiro na área de Esportes
Ben Hur Chiconato é conselheiro na área de Esportes -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O conselheiro da área do Esporte do Grupo aRede, Ben Hur Chiconato, acredita que projetos para ressocializar pessoas privadas de liberdade são importantes - o debate é referente a uma reportagem especial do Portal aRede. Porém, ele questiona se há um acompanhamento dos detentos que passaram por esses projetos, após retornarem à sociedade? Para o professor, é necessário que as autoridades realmente estejam presentes após o cumprimento da pena, para que os infratores não voltem à criminalidade.

Confira abaixo a opinião na íntegra de Ben Hur, que é professor de Educação Física, técnico de basquete e ex-secretário da Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa (SMESP):

"Não há dúvidas de que projetos que exercitem oportunidades sempre serão saudáveis para a comunidade. No caso especial das pessoas privadas de liberdade, tenho certeza que existe todo um processo de investigação para saber quem realmente tem o perfil de querer ser uma pessoa melhor, útil e cidadã.

Entendo, também, que o acompanhamento a estas pessoas precisa ter começo, meio e fim. Certamente o começo e meio são exercidos com organização, e por pessoas especializadas, mas, e o fim. Será que o fim é quando o indivíduo é liberado? Acredito que não.

VÍDEO
Assista à opinião do conselheiro de Esportes | Autor: Colaboração.
 

E por isso, a pessoa deve ser chamada para entrevistas periódicas, para que se saiba se o projeto cumpriu sua verdadeira função de reintegração. E certamente este é um processo de médio e longo prazo, e não imediatista, como é a ação somente política".

CONSELHO DA COMUNIDADE

Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.

Conheça mais detalhes dos membros do 'Conselho da Comunidade' acessando outras notícias sobre o projeto.

LEIA ABAIXO UM RESUMO DA NOTÍCIA

- Ben Hur Chiconato defende projetos de ressocialização para pessoas privadas de liberdade, mas questiona a falta de acompanhamento após o cumprimento da pena;

- Para o conselheiro, a reintegração só é completa com monitoramento contínuo, como entrevistas periódicas, para evitar a reincidência;

- Ele destaca que a ressocialização é um processo de médio e longo prazo, que exige presença efetiva das autoridades além do período de prisão.

VEJA OUTRAS OPINIÕES SOBRE O ASSUNTO

- Sistema prisional tradicional funciona como um meio de cultura tóxico;

- Setor privado é estratégico para reinserir detentos na comunidade.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right