Abandono da antiga Rede Ferroviária de PG é alarmante
Conselheiro, produtor cultural, acredita que espaço poderia ser melhor utilizado; ele sugere a criação de um Centro de Convenções
Publicado: 07/10/2025, 12:08

O conselheiro da área da Cultura do Grupo aRede, Eduardo Godoy, vê com preocupação o abandono das antigas oficinas da Rede Ferroviária de Ponta Grossa - acesse à reportagem aqui. Para ele, o local poderia ser melhor aproveitado, como a criação de um Centro de Convenções, por exemplo.
Confira abaixo a opinião na íntegra de Eduardo, que é produtor cultural, jornalista, diretor-geral da Estratégia Projetos Criativos e diretor-executivo do Museu Cenas de Ponta Grossa - Eduardo também responde pela direção e produção do Festival Nacional de Teatro (Fenata) e Festival Universitário da Canção (FUC):
"A situação atual das antigas oficinas da Rede Ferroviária, no coração do bairro de Oficinas, em Ponta Grossa, é realmente alarmante. Basta observar por fora, pelo início da avenida Visconde de Mauá, que os imóveis daquele complexo estão em total abandono. Recentemente, inclusive, os artistas do projeto 'Desenhadores de Rua', retrataram esse estado lastimável que se encontra o espaço, como uma forma de preservação da memória do local.
É urgente uma resposta e um projeto para o futuro desse espaço, que, além de guardar uma parte importante da história da cidade, ele possui uma localização super privilegiada.
Lembro que há alguns anos aventou-se a possibilidade de restauração dos antigos barracões para a construção do tão aguardado Centro de Convenções de Ponta Grossa, necessário para realização de eventos como feiras, festivais e convenções.
Temos bons exemplos Brasil afora de requalificação de barracões e armazéns ferroviários e portuários para transformação em espaços para eventos, como o Pier Mauá do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, o Cais Mauá, em Porto Alegre, o Prédio do Relógio, em Campinas, o Centro Dragão do Mar, em Fortaleza, entre outros mundo afora. Seria essa uma discussão para ser retomada em Ponta Grossa, utilizando um espaço amplo e central para a construção de um moderno Centro de Convenções? Tanto a preservação da memória ferroviária como o turismo cultural e de negócios sairiam ganhando e muito com essa ideia".
CONSELHO DA COMUNIDADE - Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do Conselho da Comunidade acessando aqui.