Ponta Grossa entendeu a necessidade de planejar obras de modo estratégico | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa entendeu a necessidade de planejar obras de modo estratégico

Conselheiro de Planejamento do Grupo aRede, Jorge Sebastião Filho avalia o progresso do desenvolvimento urbano na cidade

Jorge Sebastião Filho é conselheiro na área da Segurança Pública
Jorge Sebastião Filho é conselheiro na área da Segurança Pública -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O conselheiro do Grupo aRede avalia que o crescimento sem planejamento pode comprometer a organização da cidade e a qualidade de vida, e faz uma analogia com a própria casa: quando não pensamos antes nas reformas e no que vamos colocar dentro dela, o espaço pode não funcionar da maneira como esperamos.

O debate é referente a uma reportagem especial do Portal aRede e Jornal da Manhã

Confira abaixo a opinião na íntegra de Jorge Sebastião Filho, advogado, professor, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Ponta Grossa e corregedor-geral da OAB - Seccional do Paraná:

"Ponta Grossa é uma das cidades que mais vem se destacando no cenário estadual pelo seu crescimento e desenvolvimento nos últimos anos.

Vários são os fatores que contribuem para o desenvolvimento da cidade como sua localização geográfica, sua vocação para agricultura e indústria, clima agradável, opções turísticas etc.

Os diversos fatores de desenvolvimento foram objeto de discussões e debates nas matérias especiais que foram veiculadas ao longo do ano de 2025 pelo portal a Rede, levantando pontos de reflexão sobre os impactos deste desenvolvimento social e urbano na vida dos cidadãos pontagrossenses.

Como resultado das discussões que foram efetivadas durante o ano e analisando os temas que foram abordados, podemos concluir que crescimento desordenado pode levar ao caos e ao invés de trazer benefícios para a cidade pode inviabilizar o convívio sustentável e de qualidade.

Dentre os temas abordados tivemos a ocupação inteligente de espaços públicos, melhorias na mobilidade urbana, qualificação de mão de obra, investimentos logísticos, segurança pública, etc.

Para que todo este empenho na busca de recursos e realização de projetos tenha efetividade é necessário planejamento estratégico para que o crescimento urbano seja ordenado e voltado para o bem-estar social.

A cidade funciona como nossa casa. Como tal devemos programar o que vamos colocar dentro dela, quais reformas vamos realizar, pensar em sua utilização para o futuro. É inviável adquirirmos mais mobiliário do que o espaço comporta. Assim como é inviável um número de moradores que não tenham acomodações dignas no espaço físico disponível. Colocar excesso de aparelhos em funcionamento ao mesmo tempo, pode gerar um colapso de energia.

Só com o devido planejamento estratégico é que teremos um crescimento ordenado que resulta em desenvolvimento urbano, social e humano. Ponta Grossa já entendeu esta necessidade e segue pelo caminho correto!".

VÍDEO
Confira o vídeo completo da opinião de Jorge Sebastião. | Autor: Colaboração.
  

CONSELHO DA COMUNIDADE

Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.

Conheça mais detalhes dos membros do 'Conselho da Comunidade' acessando outras notícias sobre o projeto.

OUTRAS OPINIÕES

Ponta Grossa avança ao integrar saúde, urbanismo e meio ambiente

- Atuais projetos de Ponta Grossa são de grande responsabilidade para o futuro

RESUMO DA NOTÍCIA

- Crescimento sem planejamento gera problemas: o conselheiro alerta que a expansão desordenada pode comprometer a organização da cidade e a qualidade de vida.

- Impacto direto no dia a dia: falta de estratégia pode transformar avanços em transtornos, afetando serviços e o funcionamento urbano.

- Reformas planejadas: assim como em uma residência, quando se faz reformas e compras sem planejar, tudo vira caos — com a cidade acontece o mesmo.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right