Proerd forma mais 210 alunos em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Proerd forma mais 210 alunos em Castro

Imagem ilustrativa da imagem Proerd forma mais 210 alunos em Castro
-

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, (Proerd) desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná e Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (13), a formatura de 210 alunos do quinto ano do ensino fundamental de quatro escolas da rede municipal de Castro – Estação do Tronco, Relindis Bornmann Capilé, Guararema e Dr. Lourival Leite de Carvalho.

Na ocasião, o prefeito Reinaldo Cardoso destacou a importância da família no combate às drogas e violência. “Quando somos crianças temos os heróis que nos inspiram. Mas, os nossos maiores heróis são nossos pais, que se esforçam para nos oferecer uma boa vida. O que temos de mais precioso é nossa família, nosso lar. E, hoje vemos que entre as coisas que fazem uma família se perder está a violência e as drogas. Por isso, fico muito feliz em participar novamente de uma solenidade de formatura do Proerd, que orienta e ensina os alunos a ficarem longe das drogas”, frisa o prefeito, destacando o importante trabalho de prevenção realizado pela Polícia Militar, o apoio e dedicação da Secretaria Municipal de Educação, e da Calpar, empresa que apoiou a realização do projeto.

A solenidade foi realizada no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário e contou com a presença, além do prefeito Reinaldo Cardoso; do vice-prefeito Marcos Bertolini; secretária municipal de Educação, Maurem Clara Johnsson Kremer; 1º tenente Saulo Vinicius Hladyszwski, comandante da 5ª Companhia do Batalhão da Patrulha Escolar; comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Marcelo Moreira Só; 2º tenente Hamilton de Almeida Neto; juíza substituta Ursula Boeng; promotora Heloisa Missau Ruviaro; gerente comercial da Calpar Calcário Agrícola, Rubens Souza; entre outras autoridades, além de alunos e seus familiares.

O comandante Moreira Só ressalta ainda a importância do Proerd para que as crianças tenham mais proximidade com a polícia. “Pelo programa, os alunos conhecem o que faz bem ou mal para que elas possam fazer as escolhas mais adequadas”, frisa.

Na ocasião, os alunos fizeram o juramento do Proerd e cantaram a música do programa. Um aluno de cada escola recebeu prêmio pela melhor redação sobre o tema. “Neste ano, o Proerd totalizará a formação de 1.100 alunos em Castro. E, ficamos especialmente felizes ao perceber o grande número de pais que participam da cerimônia de formação, porque a participação da família na vida das crianças é fundamental”, completa Hladyszwski.

Programa

Foram dez encontros em que as instrutoras Luana Telles e Claudete Galvão trabalharam a cartilha do Proerd, para prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes. As lições abordam os diversos tipos de drogas e seus males, além de ensinar a reconhecer e evitar situações de risco, reforçando a autoestima das crianças.

Gilton Carneiro Batista, da Escola Municipal do Guararema participou da solenidade acompanhado pela mãe, Genise. “Meu filho aprendeu muito com o programa e eu também, porque ele levava muitas atividades para serem feitas em casa, com a participação dos pais”, completa.

História

O Proerd começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil, o programa foi introduzido no ano de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, e partir daí foi difundido para outros Estados brasileiros.

O Proerd chegou no Paraná no ano 2000. Ao focar as crianças, o Programa aborda a prevenção na essência e é tido hoje como o maior e mais eficaz programa de prevenção primária contra as drogas, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU).

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right