RodoNorte e Parque Histórico realizam oficina de 'horta sustentável'

A CCR RodoNorte, em parceria com o Parque Histórico de Carambeí e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), realizou nesta quarta-feira (20) uma Oficina de Horta Sustentável. O evento, que foi promovido no próprio Parque Histórico, reuniu 120 crianças (de 8 a 12 anos de idade) das cidades de Carambeí e Ipiranga e integrou as atividades da Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus para uma sociedade sustentável”.
Divididas em quatro turmas, as crianças começaram a oficina visitando a Casa da Sustentabilidade, espaço que a RodoNorte possui no Parque Histórico de Carambeí para apresentar conceitos sustentáveis à comunidade. Durante a visita, os alunos conheceram alternativas de sustentabilidade que são utilizadas na Casa, como o reuso da água, a captação de energia solar e os móveis confeccionados a partir de materiais reaproveitados.
Na sequência, as crianças receberam orientações de como a fazer uma horta sustentável, além de saber mais sobre os benefícios do cultivo de uma horta orgânica, independente do tamanho e da variedade de espécies. Durante a oficina, cada participante recebeu uma muda para fazer o cultivo em casa e incentivar os amigos e familiares a também adotarem o cultivo de uma horta sustentável.
“É fundamental que as crianças aprendam cada vez mais sobre sustentabilidade, que elas possam observar na prática conceitos que elas aprendem na sala de aula. Com esta parceria entre Parque Histórico, RodoNorte e Secretaria de Meio Ambiente, buscamos colaborar para que elas levem a importância de cuidar dos recursos naturais durante a vida toda”, aponta Rosimeri Mathiel, coordenadora de programas sociais da RodoNorte.
Casa da Sustentabilidade
Parceira cultural do Parque Histórico de Carambeí, a CCR RodoNorte possui a Casa da Sustentabilidade como uma ferramenta de divulgação dos conceitos sustentáveis para os visitantes do Parque. A Casa integra o complexo do ‘Parque das Águas’ e será inaugurada oficialmente no dia 27 de maio, durante as atividades da ExpoFrísia. Antes mesmo da inauguração oficial, a Casa já pode ser visitada ao longo da Semana Nacional de Museus, que termina neste domingo (24).
Informações da assessoria.





















