Guarapuava sedia semana de ciência e tecnologia com foco em mudanças climáticas
Governo estadual preparou a Arena Paraná, que reúne programas e projetos desenvolvidos pelas secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Educação (Seed), além de ações estratégicas do Tecpar e da Fundação Araucária
Publicado: 29/09/2025, 13:05

A partir desta segunda-feira (29), começa em Guarapuava, no Centro Sul do Estado, o Paraná Faz Ciência 2025, iniciativa do Governo do Paraná que integra a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025). A abertura está marcada para 19 horas, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), instituição responsável pela organização do evento neste ano. A programação segue até sexta-feira (3), com dezenas de atividades dedicadas à divulgação científica e ao diálogo entre universidade e comunidade.
O Centro de Eventos Cidade dos Lagos irá concentrar a maior parte da programação, que contempla seis eixos temáticos: mudança global do clima; mostra interativa de ciência, tecnologia e inovação; ciência na prática; redes colaborativas de ciência, tecnologia e inovação; cultura e arte; e território, ciência e compromisso social. O objetivo é fomentar a reflexão sobre sustentabilidade, justiça ambiental e inovação contextualizada por meio da articulação entre diferentes campos do conhecimento.
Estão previstas, ao longo da semana, apresentações de trabalhos, palestras e exposições. Na área de estandes, o governo estadual preparou a Arena Paraná, que reúne programas e projetos desenvolvidos pelas secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Educação (Seed), além de ações estratégicas do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da Fundação Araucária, que neste ano conta com cinco arranjos de pesquisa e inovação no evento.
O Paraná Faz Ciência contará com estrutura completa para atender diferentes públicos: no espaço kids, as crianças poderão participar de atividades lúdicas interdisciplinares, além de uma praça de alimentação e espaço cultural com atrações artísticas nos intervalos. O intuito é tornar a experiência mais acolhedora para que o público aproveite ao máximo o evento com curiosidade e entretenimento.
Para facilitar a participação de estudantes e visitantes, haverá transporte especial para escolas públicas e uma linha de ônibus gratuita com rotas pelo Centro de Guarapuava e pelos dois câmpus da Unicentro, Santa Cruz e Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico (Cedeteg).
AÇÕES INTEGRADAS – Um dos destaques será a Jornada Educatech 2025, que ocorrerá em paralelo ao evento principal. A seleção dos trabalhos que serão apresentados presencialmente já está disponível para consulta, e os autores disputarão os melhores colocados em diversas categorias. Essa interface entre educação, tecnologia e pesquisa pretende valorizar inovações tecnológicas produzidas no âmbito escolar e universitário.
Também está prevista na programação uma feira de profissões, que oferecerá aos alunos de ensino médio e técnico a oportunidade de conhecer os cursos de graduação, laboratórios acadêmicos e um pouco sobre as trajetórias dos universitários de várias instituições de ensino superior. Outra atração, o projeto Unicentro e a Comunidade, pretende reforçar a aproximação entre universidade e população, com oficinas, minicursos e atividades abertas ao público visitante do evento.
O Setor de Agrárias e Ambientais da Unicentro vai promover o 5º Congresso do Setor de Agrárias e Ambientais (Conseaag 2025), com o tema Aquecimento Global – Descarbonização. A iniciativa reunirá palestrantes e pesquisadores para debater os desafios ambientais, mudanças climáticas, práticas sustentáveis e caminhos para mitigação de carbono.
DEMANDAS - A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai realizar em 1º de outubro (quarta-feira), em Guarapuava, mais uma edição da Assembleia Itinerante. A iniciativa, que descentraliza as atividades parlamentares e leva os deputados para mais perto da população, acontecerá a partir das 18h, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.
A Assembleia tem como objetivo ouvir de perto as demandas da comunidade, aproximar o parlamento dos cidadãos e dar visibilidade às necessidades mais urgentes de cada região. Em Guarapuava, três grandes reivindicações estarão no centro das discussões: a duplicação da BR-277, especialmente no trecho da Serra da Esperança; a ampliação da PR-170, que liga o município a Pinhão; e a reforma do aeroporto municipal.
Serviço:
O que: Paraná Faz Ciência 2025
Onde: No Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava (PR)
Quanto: De 29 de setembro a 03 de outubro
Mais informações: Detalhes e programação disponíveis em paranafazciencia.unicentro.br
Com informações de: Agência Estadual de Notícias.