Comunidade de Barra Mansa está sem energia elétrica há 4 dias após fortes chuvas
Copel estabeleceu 7 dias para reposição do serviço, dizem moradores
Publicado: 24/09/2025, 14:09
Após as fortes chuvas que castigaram diversas cidades no Paraná entre domingo (21) e segunda-feira (22), a comunidade de Barra Mansa, na área Rural de Tibagi vem sofrendo com a falta de energia elétrica.
Conforme relatos de moradores, o serviço está suspenso desde domingo (21) e muitas pessoas já perderam alimentos, além da falta de acesso à água, uma vez que muitos moradores utilizam o sistema de bombeamento hídrico, que depende da eletricidade para funcionar.
Além das pessoas, os animais também vêm sofrendo com a falta de água e demais serviços.
Em registro realizado por moradores, ainda é possível verificar postes e cabos caídos em via pública, impedindo, além do fornecimento de energia, a passagem de pedestres e veículos.
Em contato com a Copel, a empresa afirma não ter previsão para restabelecer o serviço, diz uma moradora, que também não solicitou o apoio do poder público neste momento.
“Ali a gente já tem um problema, que é uma briga entre prefeituras. Barra Mansa, ela está localizada bem na divisa de municípios, entre Tibagi e Reserva. Então, passou o lado de lá do Rio é Reserva e o lado de cá é Tibagi. Então a gente solicita apoio. Tibagi não quer mandar porque é longe do centro, do maquinário deles e tudo mais e Reserva diz que não é área da prefeitura, não é o território”, diz ela.

Apoio jurídico
De acordo com a advogada, Dra. Sarah Bayer, contatada para dar suporte às famílias afetadas, após a abertura do protocolo muitos moradores foram informados de que deveriam aguardar cerca de 7 dias para o problema fosse solucionado.
“Além do mais, a Resolução Normativa 414 de 2010, no seu artigo 176, estabelece o prazo de 48 horas para a religação normal da unidade consumidora na área rural, e o povo está padecendo. Não estão conseguindo luz. A geladeira das pessoas, tudo o que elas têm dentro, está se perdendo. Eles não têm água para beber, porque muitos precisam de luz, para bombear a água do poço”, disse a advogada.
Veja imagens dos estragos causados pela chuva em Barra Mansa:
GALERIA DE FOTOS
Procurada pelo Portal aRede, até o fechamento desta matéria, a Copel não se posicionou sobre o caso.