Amcespar busca instalação de nova sede do IML na região
Prefeitos participam de reunião com representantes da Polícia Científica
Publicado: 18/05/2023, 15:40
A Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) segue em busca de alternativas para qualificar serviços e trazer novos projetos para a região. Na quarta-feira (17), os prefeitos de Irati, Jorge Derbli (PSDB); de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD); e de Rebouças, Luiz Everaldo Zak (PSD), estiveram em Curitiba para uma reunião com representantes da Polícia Científica. Na oportunidade, foi colocada em pauta a possível instalação de uma unidade no Instituto Médico Legal (IML) para a atender a região.
Demanda é antiga
Jorge Derbli, que também é presidente da Amcespar, já havia mencionado a necessidade de melhorias em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede. “Temos uma luta muito grande para a criação do IML de Irati. Atualmente, se uma pessoa falece, o corpo é transportado primeiro para Ponta Grossa e depois para União da Vitória, onde a família realiza a retirada. É um absurdo essa situação. Vamos conversar para mudar isso. Antes éramos atendidos somente por Ponta Grossa”, explicou.
Câmara reforçou pedido
A Câmara de Irati encaminhou um ofício para a Secretaria Estadual de Segurança Pública para que o município volte a ser atendido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa. A solicitação foi feita pelo vereador Helio de Mello.
Segundo o parlamentar, a mudança das atividades tem prejudicado a população. “Atualmente, a mudança realizada para União da Vitória tem causado transtornos à população e às funerárias, tendo em vista que a diferença entre as distâncias teve um aumento em 45 km e o atendimento em União da Vitória é realizado apenas três dias por semana, sendo necessário, muitas vezes, o deslocamento dos corpos à Curitiba em razão da falta desse atendimento, aumentando a angústia e o sofrimento de quem está passando pela perda de um ente querido”, lamentou.