Região inicia colheita de milho e soja com produtividade recorde | aRede
PUBLICIDADE

Região inicia colheita de milho e soja com produtividade recorde

Condições climáticas favoráveis estão proporcionando ótimo desenvolvimento da soja e do milho. Com isso, a perspectiva é de que o rendimento médio por hectare seja recorde na região

A soja já começou a ser colhida nos municípios mais ao norte da região dos Campos Gerais
A soja já começou a ser colhida nos municípios mais ao norte da região dos Campos Gerais -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O clima favorável para o agronegócio nas últimas semanas está trazendo condições ótimas para as lavouras de soja e de milho na região dos Campos Gerais. O milho começou a ser colhido e a previsão para a área plantada é bastante favorável, com a perspectiva de rendimento recorde por hectare na região, na casa dos 11 mil quilos por hectare. Na soja, as variedades precoces também começaram a ser retiradas do campo, com as mesmas boas perspectivas, de modo que atinja uma produtividade de cerca de 4 mil quilos por hectare nos quase 550 mil hectares plantados nos Campos Gerais.

“A soja já começamos a colher e áreas específicas. Em Arapoti, produtores de uma cooperativa já colheram soja precoce. Mas ainda são poucas áreas colhidas, no relatório colocamos 1%”, resume André Iurko, residente técnico do núcleo regional do Deral. De acordo com ele, o rendimento médio esperado está na casa dos 4 mil quilos por hectare, mas é possível que esse valor cresça. “Temos 5% da área considerada de boa qualidade e 95% com boa. A soja está floração e frutificação bonita, sem mancha branca, sem ferrugem. A lavoura está bem bonita, é sinal que vem safra boa. Essas semanas de calor e sol ajudou bem o desenvolvimento e acelerar a maturação da soja e do milho”, completa.

Caso venha a ser confirmada essa produtividade superior aos 4 mil quilos por hectare, poderá ultrapassar a maior média já registrada na região, de 4.038 kg/ha registrados na safra 2019/2020. A produção total esperada de soja no atual ciclo 2022/23 é de 2,19 milhões de toneladas, valor que, por hora, seria o segundo maior da história da região. 

MILHO

No caso do milho, a estimativa já está em produtividade recorde, de 11 mil quilos por hectare – até então, o melhor rendimento foi obtido na safra de 2019/20, de 10.859 quilos por hectare. Essa estimativa está projetada para uma área plantada de 78,5 mil hectares, o que deverá resultar em uma produção total de 863,8 mil toneladas – o maior dos últimos cinco anos. “O milho silagem já está sendo colhido na área ao norte do núcleo regional; o milho grão ainda está em processo de maturação. Temos 10% com média qualidade e 90% com boa qualidade, ou melhor, excelente. Temos informações que em muitas áreas pode ser que ultrapasse dos 11 mil quilos por hectare”, completou Iurko, revelando a expectativa de que o clima permaneça favorável nas próximas semanas. 

Feijão de 1ª safra esta 90% colhido

O feijão de primeira safra está quase todo colhido na região, com uma média de 90% retirado do campo. Embora as chuvas tenham impactado e trazido perdas, a quebra não foi tão grande quanto esperada. “Se atingir 2 mil quilos por hectare de média está bom. Tivemos excesso de chuvas entre setembro e novembro. Não tinha sol, e com a falta de calor, não se desenvolveram como deveria”. Já o feijão de segunda safra começou a ser colhido na semana passada. “Já atingimos 10% da área plantada. Na nossa regional, a segunda safra é maior que a primeira, com cerca de 47 mil hectares”, completou. A estimativa de rendimento para a segunda safra é de 2,2 mil quilos por hectare.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE