Semana de Campo atrai mais de 300 visitantes | aRede
PUBLICIDADE

Semana de Campo atrai mais de 300 visitantes

Evento começou nesta terça-feira e segue até sexta-feira. Perspectiva é de que 1,6 mil produtores participem do evento

Evento acontece no município de Ponta Grossa
Evento acontece no município de Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento começou nesta terça-feira e segue até sexta-feira. Perspectiva é de que 1,6 mil produtores participem do evento

A Semana de Campo do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho, que teve início nesta terça-feira (12) no município de Ponta Grossa, atraiu cerca de 340 visitantes neste primeiro dia. Realizado no Campos Demonstrativo e Experimental da Fundação ABC, o evento segue até sexta-feira (15), com a perspectiva de atrair cerca de 1,6 mil pessoas, entre produtores rurais, estudantes e técnicos de diversos pontos do Estado do Paraná. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Emater, em parceria com o Iapar, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Embrapa e a Syngenta.

Germano Kusdra, coordenador estadual do projeto, destacou que os visitantes foram bem selecionados, com produtores rurais não apenas dos Campos Gerais (como Reserva, Arapoti, Castro, Ivaí, Ipiranga, Tibagi), mas também da Região Metropolitana de Curitiba (Contenda, Araucária, Lapa) e até mesmo de outras localidades mais distantes, como de Santa Maria do Oeste. Segundo ele, foi um dia bastante proveitoso aos que estiveram presentes. “Eles exploraram bastante o conhecimento dos pesquisadores. Estão bastante motivados, interessados em conteúdo”, informou.

O número de visitantes ficou um pouco abaixo do esperado, mas de modo geral, para ele, é um valor bastante positivo, perfeito para a estrutura do evento. Germano informa que isso ocorreu porque o dia amanheceu bom, e que com isso muitos produtores da região aproveitaram para iniciar ou dar prosseguimento à colheita em suas propriedades e assim algumas caravanas tiveram algumas baixas no grupo de pessoas.

No local, os visitantes têm a oportunidade de conhecer 38 novos materiais, entre variedades de milho e feijão. São sete estações com os técnicos orientando sobre o manejo de solo, plantas de cobertura, plantio direto, manejo integrado de pragas do feijão, controle de doenças, plantas invasoras e pragas do feijão e do milho. Uma das novidades deste ano é o protocolo do MIP (Manejo Integrado de Pragas) do feijão definido pelos técnicos do Instituto Emater, pesquisadores do Iapar e da Universidade de Londrina.

Secretário de Estado participa de abertura

O Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, estará presente em Ponta Grossa nesta quinta-feira (14). Ele irá participar da abertura oficial do evento, que está agendada pela manhã, às 9h20. Como lembra Germano, praticamente todos os anos o secretário comparece à Semana de Campo, para prestigiar o relevante projeto, que abrange mais de 40 municípios paranaenses. Quem também virá para Ponta Grossa no evento, na sexta-feira, é Natalino Avance de Souza, Diretor Presidente da Emater.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE