PG reduz gastos e gera economia aos cofres públicos | aRede
PUBLICIDADE

PG reduz gastos e gera economia aos cofres públicos

Reformas administrativas pouparam milhões de reais, garantindo economia para a cidade; assista ao 6° episódio da ‘websérie’ sobre os 200 anos de Ponta Grossa

Prédio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa
Prédio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa -

Izabelle Antunes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em busca de equilibrar as contas públicas e garantir a eficiência na gestão municipal, o atual governo vem adotando uma série de medidas econômicas e administrativas nos últimos meses. Essas ações abrangem desde a venda de sucatas e carros até o redirecionamento de recursos em instituições educacionais, além de cortes de horas extras e um programa de demissão voluntária.

Com isso, o Governo Municipal conquistou, por dois anos consecutivos, a aprovação das contas no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR). O sexto episódio da ‘websérie especial’ dos 200 anos de Ponta Grossa mostra mais detalhes sobre essa economia – veja o vídeo abaixo:

VÍDEO
Economia é o tema do 6º episódio da websérie 'Ponta Grossa 200 anos, Cidade em Movimento' | Autor: Grupo aRede.
 

Leilão

Uma das estratégias adotadas foi a realização de um leilão de sucatas e veículos não mais utilizados. Essa iniciativa teve como objetivo desafogar os estoques e angariar recursos adicionais para os cofres municipais.

Reforma administrativa

Outra decisão corajosa e ousada foi o fechamento de empresas que consumiam milhões de reais todos os anos dos cofres públicos, mantendo os serviços e passando por reforma administrativa.

Uma das empresas extintas foi Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), que apresentou prejuízos de quase R$ 3 milhões. A Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), que custava R$ 6 milhões todos os anos, também teve os serviços realocados.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) também foi extinta, os serviços de fiscalização de trânsito, do EstaR (Estacionamento Regulamentado), e de fiscalização do transporte coletivo e individual de passageiros passaram para outras secretarias.

Outra mudança significativa foi a transferência da gestão da TV Educativa para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mantendo a funcionalidade da emissora com conteúdo educativo.

Cortes de horas extras e Programa de Demissão Voluntária

Para enxugar ainda mais a máquina pública, o governo implementou cortes nas horas extras dos funcionários municipais e lançou um programa de demissão voluntária. Essas medidas foram tomadas visando reduzir custos com pessoal e tornar a folha de pagamento mais sustentável. O programa de demissão voluntária permitiu que funcionários que desejassem deixar seus cargos o fizessem de forma voluntária, recebendo incentivos financeiros.

Aprovação de contas

Com todas essas medidas, fortalecendo a economia de Ponta Grossa, o governo municipal teve a aprovação de suas contas por dois anos consecutivos. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) não encontrou problemas, mostrando que a cidade percorre um caminho próspero e de crescimento.

Websérie

A websérie especial ‘Ponta Grossa 200 anos, Cidade em Movimento’, é uma realização do Grupo aRede, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). Para assistir todos os episódios do projeto clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE