Energia que não acaba: o guia nutricional para blindar o corpo antes dos blocos | aRede
PUBLICIDADE

Energia que não acaba: o guia nutricional para blindar o corpo antes dos blocos

Nutricionista dá dicas para manter o corpo e o sistema imunológico bem durante os dias de carnaval

Algumas frutas atuam como aliadas para a rápida hidratação: melancia e melão, são riquíssimos em água. Abacaxi contribui com enzimas digestivas, enquanto laranja e tangerina fornecem vitamina C e potássio
Algumas frutas atuam como aliadas para a rápida hidratação: melancia e melão, são riquíssimos em água. Abacaxi contribui com enzimas digestivas, enquanto laranja e tangerina fornecem vitamina C e potássio -

Publicado por Mariele Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Carnaval exige do corpo o esforço de uma maratona. Para evitar que a imunidade caia no meio da folia e garantir que o pique continue até a quarta-feira de cinzas, a preparação começa no prato (e no copo). O segredo não está em fórmulas mágicas, mas em estratégias de absorção rápida.

Com a ajuda de Veridiana Sass, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, trazemos dicas importantes para conseguir manter o corpo e o sistema imunológico bem. Confira:

Quais ingredientes não podem faltar em um "shot de imunidade" matinal para quem vai enfrentar 8 horas de bloco?

O intuito do shot matinal é aumentar o consumo de antioxidantes, no período do carnaval é interessante consumir um shot que auxilie nos longos períodos de exposição ao sol, aglomeração e privação de descanso, para prestar esse suporte o shot deve conter:  

- Vitamina C natural (acerola, camu-camu ou limão): atua na redução do estresse oxidativo induzido por álcool, calor e privação de sono;

- Gengibre fresco: é um potente anti-inflamatório, promove auxílio na digestão e redução de náuseas;

- Cúrcuma e pimenta-do-reino: a piperina melhora a biodisponibilidade da curcumina que por sua vez atua na prevenção da inflamação das mucosas que revestem a garganta, o estômago, o intestino e os pulmões;

- Própolis verde: tem ação antiviral, antibacteriana e imunomoduladora, especialmente útil em ambientes com alta circulação de vírus respiratórios.

Sugestão de shot

Ingredientes:

- Cúrcuma em pó - 1 colher de café 

- Pimenta-do-reino - 1 pitada 

- Gengibre ralado - 1 pedaço pequeno 

- Suco de meio limão 

- Própolis verde - 20 gotas

- Água - 50 ml

Modo de preparo: 

- Misture todos ingredientes em um copo pequeno e beba logo em seguida em jejum. Seguido de um café da manhã reforçado para manter a sua energia para enfrentar horas de bloco.

Existe algum alimento que ajuda a retardar a absorção do álcool se consumido antes de sair de casa?

Existe uma estratégia nutricional capaz de reduzir os efeitos do álcool no organismo: não beber de estômago vazio.

Alimentos ricos em gorduras boas, proteínas e fibras ajudam a retardar o esvaziamento do estômago, fazendo com que o álcool seja absorvido mais lentamente. Abacate, azeite de oliva, castanhas, ovos, iogurte, sanduíches naturais e alimentos integrais são ótimas opções para consumir antes de sair de casa.

Comer antes de consumir bebida alcoólica irá reduzir picos elevados de álcool no sangue, protegendo o fígado e diminuindo os riscos de mal estar ao longo do dia.

Para quem esqueceu de se hidratar, quais frutas são as melhores aliadas para uma hidratação celular rápida?

Quando a hidratação falha, o corpo logo responde com cansaço, dor de cabeça, tontura e queda de energia. Algumas frutas atuam como aliadas para a rápida hidratação, pois combinam alto teor de água com minerais, facilitando a reposição hídrica de forma mais eficiente.

Melancia e melão, por exemplo, são riquíssimos em água. Abacaxi contribui com enzimas digestivas, enquanto laranja e tangerina fornecem vitamina C e potássio. A água de coco natural também é uma excelente opção pois é rica em minerais, especialmente após longos períodos sob o sol.

Carboidratos complexos X simples: o que comer 1 hora antes de seguir o bloquinho?

A escolha do carboidrato faz toda a diferença. Os carboidratos complexos, como aveia, batata-doce, mandioca, pão de fermentação natural e frutas acompanhadas de fibras, gorduras boas ou proteínas fornecem energia de forma gradual e sustentada. Já os carboidratos simples, como açúcar e mel, quando consumidos sozinhos, podem até dar um pico inicial de disposição, mas logo pode ocorrer a queda de energia. Por isso, o ideal é combinar carboidrato com proteína, fibras ou gordura boa para garantir mais estabilidade, resistência física e menos chance de sofrer algum mal-estar durante o bloco.

Com informações das Assessorias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right