Saiba quais são os benefícios da dança e da prática do FitDance
Alunos relatam sobre saúde física, bem-estar mental e convivência social
Publicado: 19/09/2025, 13:48

No Viver Bem de hoje, a equipe esteve na academia Smart Fit de Ponta Grossa para acompanhar uma aula de Fitdance. A atividade, que mistura dança e condicionamento físico, conquista cada vez mais adeptos pela energia contagiante e pelos inúmeros benefícios à saúde.
A instrutora Helluisa Magnani das Neves, apaixonada por dança desde a infância, destacou que a prática vai muito além da perda calórica. “A dança trabalha postura, condicionamento cardiovascular, memória, além de reduzir ansiedade e estresse. Também promove socialização, porque aqui ninguém dança sozinho”, afirmou.
Instrutora de FitDance há dois anos, Helluisa relata sobre as aulas temáticas que realiza. Inclusive a aula que acompanhamos foi em referência ao Setembro Amarelo. No final da aula, uma dinâmica foi realizada, que reforça a importância de integrar os alunos em momentos de reflexão e união.
A profissional ainda reforça que aquela 1 hora de dança é um momento de aproveitamento total. “Aqui você chega e esquece tudo de ruim que tem lá fora, então pode extravasar. Pode dançar, pode gritar, que ninguém vai ficar te julgando de nada, então é um momento livre. Os problemas ficam lá fora e aqui dentro a gente tem só diversão”, completa.
Entre os participantes, histórias inspiradoras mostram como a dança transforma vidas. Neusoli Martins, de 68 anos, frequenta a academia desde a abertura e não abre mão do FitDance. “Comecei para complementar a musculação, mas foi muito além. Hoje não tomo mais antidepressivos. A dança é meu plano de saúde”, contou.
Ariane Gomes Kaiser, aluna há cerca de 7 anos, reforçou o impacto no dia a dia. “Não sei viver sem a dança. Me ajuda na ansiedade, na memória e me dá alegria. Aqui encontrei um espaço de acolhimento e amizade”, disse. Ao ser questionada se as coreografias são muitos desafiadores, ela finaliza: “Algumas são, mas cada um vai no seu ritmo e aqui todo mundo se ajuda. O importante é vim”.
Já o professor de Filosofia e Sociologia, Luiz Opata, pratica desde 2018 e relaciona a dança com amor à vida. “O FitDance nos faz transformar estresse em resiliência. Neste mês falamos muito sobre prevenção ao suicídio, mas precisamos falar principalmente sobre amar a vida, e dançar é uma forma de expressar isso”, reflete.
As aulas de Fitdance na Smart Fit acontecem de segunda a sexta-feira, às 9h, e também no período da noite. Helluisa deixa o convite para os nossos seguidores fazerem uma aula experimental e Luiz completa: “Não é preciso ser o melhor dançarino. Basta querer se divertir, se cuidar e dançar do seu jeito.”