Inteligência emocional conta com ampla dinâmica em Irati
Videoaula do Vamos Ler e Instituto Mundo Melhor (IMM), foi ponto de partida para quarto ano da Escola do Campo Esperança Carignano Chuilki entender importância do tema e relacionar com o seu cotidiano
Publicado: 02/09/2025, 08:00

O quarto ano da Escola Municipal do Campo Esperança Carignano Chuilki, em Irati, da professora Josefa Leschuk, desenvolveu um trabalho sobre inteligência emocional com auxílio do Vamos Ler – Geração Digital e Instituto Mundo Melhor (IMM). A docente elenca que os alunos iniciaram um estudo sobre o livro ‘Os Invisíveis’, obra que vem despertando reflexões importantes sobre amizade, respeito e valorização de cada pessoa.
“Durante as leituras coletivas e rodas de conversa, os estudantes compartilharam impressões sobre os personagens e as situações vivenciadas na história, destacando como o livro mostra que, mesmo diante das dificuldades, todos merecem ser vistos, ouvidos e respeitados. Para enriquecer ainda mais a atividade, a turma também assistiu à videoaula disponibilizada, sobre a importância da inteligência emocional, onde perceberam que reconhecer os próprios sentimentos e compreender os sentimentos dos outros de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento da empatia”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Os alunos foram incentivados a relacionarem a narrativa com o cotidiano da escola, onde produziram um cartaz com imagens e frases valorizando cada pessoa que trabalha no ambiente escolar, exaltando a importância de cada função e as qualidades de cada uma das pessoas da equipe.
“Também, realizaram produção textual, onde as crianças expressaram suas opiniões e sentimentos através de questionamentos sobre a invisibilidade social, o qual mostrou a sensibilidade das crianças, que compartilharam experiências pessoais e observaram situações do dia a dia em que alguém pode ser ignorado ou deixado de lado”, complementa Josefa.
Por fim, a professora afirma que, em seus textos, os educandos falaram sobre a importância de valorizar a si, assim como colegas, familiares e até pessoas desconhecidas que, muitas vezes, não recebem a devida atenção. “Essa abordagem auxiliou os estudantes a perceberem que todos têm valor e que pequenas atitudes de respeito e carinho fazem grande diferença”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Esperança Carignano Chuilki clicando aqui.